15 de maio de 2012

o novo é velho

O velho, ou aquele que tem cara de velho, é o que há de mais novo, o sucesso atual. Objetos desgastasdos pelo tempo, aqueles que parecem, ou realmente passaram por várias gerações, aqueles que têm muuuito kilômetro rodado e principalmente, muita história pra contar...aquele velhinho, acabadinho, manquinho e até rasgadinho...estes sim são a novidade do momento.











 Fotos do apartamento de Alexandre Hercovitch  por Todd Selby

banheiro não é um cômodo...


...é isso mesmo, banheiro é um mundo à parte !

"É uma inversão do mito da caverna de Platão, já que é lá dentro que está a verdade. Sim, todo mundo sabe as coisas inomináveis que são feitas no banheiro desde a infância.
Quando a porta se fecha você é, novamente, o barro da criação divina. Opa! Não é o barro que está pensando, não ainda, falo do ser ancestral, desnudo, sem vergonha, admirando-se no espelho como um narciso pós moderno ou, tal qual o pensador de Rodin, sentado, perdido em pensamentos profundos."

continue lendo aqui

10 de maio de 2012

banco do pensamento




 
Não é fácil escolher o recipiente certo para jogar fora o lixo. Nem sempre sabemos se o que consumimos é ou não é reciclável e muitas vezes acabamos por trocar os pés pelas mãos. Mais difícil ainda é fazer a compostagem de modo correto. O comum é pensar que tudo o que é orgânico pode ser decomposto, quando na verdade a seleção deve ser mais restrita. O site Mother Nature Network preparou uma lista dos inimigos da reciclagem e da compostagem, ou seja, aqueles produtos que, apesar das aparências, devem ir para o lixo convencional, e o livros estão na lista dos inimigos :

Livros -  Normalmente os livros não podem ser reciclados juntos aos outros papéis por causa da cola utilizada para grudar páginas e capa. Doe, venda ou troque seus livros.

Ainda bem que sempre tem alguém que põe os neurôneos pra funcionar primeiro e cria aquela obra prima que todo mundo depois fica pensando:  - Por que é que eu não pensei nisso antes?
Que tal ler sentado sobre centenas de boas ideias literárias? Para isso, o artista Álvaro Tamarit criou o “Banco do Pensamento”. Um assento mais inspirador para a leitura seria impossível. Com a obra, o designer espanhol reaproveitou centenas de livros criando uma peça ergonômica e moderna. O “Banco do Pensamento” é apenas um exemplo de uma série criada por ele, que através do processo de reciclagem, procura desenvolver modelos que misturam o funcional, o escultural e o sustentável.

Fonte : NaturaEkos

9 de maio de 2012

esticando o pé direito

P - É possível fazer com que o pé direito de uma sala pareça mais alto?

R - A iluminação pode ser uma grande aliada para a alteração "ilusória" das dimensões de um ambiente e, consequentemente, do modo como a percebemos. Ambiente com altura  muito baixa pode ter o teto como um grande refletor, direcionando o foco de luz para cima, principalmente se as paredes forem escuras e o teto claro.


cozinhas

Planejar uma cozinha não é tarefa tão fácil ! Eu já dei várias dicas aqui de como pensar a reforma da sua cozinha, agora, se você está construindo, seu arquiteto vai precisar de algumas informações para planejá-la e deixar esse espaço funcional, bonito e principalmente, do jeito que a sua rotina precisa.
Então, analise como você usa a cozinha :

- É só você quem cozinha ou a tarefa é feita com a ajuda de uma empregada?
- É um lugar para almoços e jantares diários destinados aos moradores ou é também um reduto de encontros culinários entre os amigos?
- Você pretende guardar todos os utensílios e mantimentos dentro da cozinha ou prefere ter uma despensa?

Tais informações são decisivas para traçar a disposição dos móveis, determinar o tamanho ideal do espaço, prever áreas de circulação e planejar bancadas e acabamentos adequados.














fotos : Reprodução

3 de maio de 2012

crochê : tramas que aquecem

Origem
A palavra foi originada de um termo existente no dialeto nórdico com o significado de gancho (que é a forma do bico encurvado da agulha utilizada para puxar os pontos), que também originou croc, que em francês tem o mesmo significado. Ninguém tem a certeza de quando ou onde o crochê começou. Segundo os historiadores os trabalhos de crochê tem origem na Pré-história. A arte do crochê, como a conhecemos atualmente, foi desenvolvida no século XVI. O escritor dinamarquês Lis Paludan tentou descobrir a origem do crochê na Europa e fundamentou algumas teorias. A mais provável é a de que o crochê se originou na Arábia e chegou à Espanha pelas rotas comerciais do Mediterrâneo. Também há indícios posteriores da técnica em tribos da América do Sul, que usavam adornos de crochê em rituais da puberdade. Na China, bonecas eram feitas com a mesma técnica. Entretanto, o autor afirma que não há evidência concreta sobre o quão antiga é a arte do crochê.
A origem mais provável vem da técnica de costura chinesa, uma forma primitiva de bordado que foi difundida no Oriente Médio e chegou à Europa por volta de 1700. Mas o crochê só começou a ser fortemente difundido em 1800. A francesa Riego de La Branchardiere desenhou padrões que podiam ser facilmente duplicados e publicou em livros para que outras pessoas pudessem começar a copiar os desenhos. Os trabalhos com a técnica do crochê podem ser realizados com qualquer tipo de fio ou material. Tudo depende da peça a ser executada: uma toalha delicada ou uma colcha, um casaco ou um tapete resistente. Atualmente usa-se a técnica para confeccionar variadas peças, tudo depende da criatividade de cada um.















texto : Wikipedia
fotos : Casa&Jardim

"Toda criança é um artista" - Pablo Picasso

" Sabia que eu sei desenhar um cavalo? Ele está fazendo cocô...vou desenhar aqui, que tem espaço vazio. Ihhh...o cavalo ficou escondido debaixo disso tudo !"

Joana, 3 anos


 









fotos : Casa&Jardim