7 de março de 2011

como distribuir os móveis

Dentro da arquitetura universal, existem regras que respeitam o tamanho médio do ser humano e foram eleitas como padrão para a moradia atual. Elas ditam a distância mínima entre os móveis e também as medidas de maior conforto para cadeiras e sofás.

Mesa de centro na sala


A distância entre a mesa de centro e o sofá deve ser de pelo menos 50 cm, para não atrapalhar a passagem. Mesmo que a sala seja espaçosa, o ideal é você não ter que se levantar para alcançá-la. Se tiver que reduzir esse espaço, deixe no máximo 45cm de distância, menos que isso não haverá espaço para as pernas da pessoa. Atenção também à proporção da mesa de centro em relação ao sofá: sofás baixos pedem mesas de centro de 25 a 30 cm de altura. Os modelos convencionais regulam com mesas de 30 a 38 cm de altura.




Mesa de Jantar
Mesas redondas garantem uma maior interação entre as pessoas que estão sentadas nela. Se você tem espaço para uma de 1,25 m de diâmetro, poderá ter até seis cadeiras ao seu redor. Nas mesas retangulares, normalmente cada pessoa ocupa 65 cm. Uma mesa se 2 m, portanto, pode ter 3 cadeiras de cada lado (e ainda é possível usar as cabeceiras para mais duas cadeiras extras). Para comportar quatro pessoas, uma mesa quadrada deve ter 1 x 1 m. Existem ainda as mesas quadradas maiores, com duas pessoas em cada lado, também podem ser bem confortável, mas você precisa de uma sala de jantar com bom tamanho. A altura padrão de uma mesa é 75 cm. A área livre adequada em torno de uma mesa de jantar é entre 80 e 90cm. Isso significa poder afastar livremente as cadeiras sem que elas encostem na parede.

 



Cama
No quarto, é possível ganhar espaço com criados-mudos compactos. Como referência, meça na loja: ele deve ter cerca de 50 x 40 cm e 55 cm de altura. Isso não é uma regra (até porque você pode adaptar várias peças, inclusive cadeiras, para o apoio da sua cama). Entre as camas de casal, a largura dos modelos varia de 1,38 m a 2 m e o comprimento de 1,88 a 2,20 m. A distância entre a lateral da cama e a parede deve ser de, no mínimo, 60 cm. Se a cama estiver ao lado de um guarda-roupa, ela deve estar afastada 70cm de armários com portas de abrir e 60cm de móveis cpm portas de correr. Ter a cama sob a janela sempre pode render ganho na circulação, no entanto,certifique-se de que nesta posição ela não prejudicará o acesso aos armários, nem impedirá de ter a TV no ponto previsto pela fiação. Na hora de descansar, você precisa se sentir seguro e acolhido no quarto.


Sofá

A profundidade de 80 cm do sofá assegura conforto – ou seja, uma pessoa de tamanho médio (entre 1,65 e 1,75 m de altura) conseguirá ter as cosas no encosto e os pés no chão, com a perna relaxada. As medidas padrão são: sofá de três lugares, 2,20 metros por 0,80 de profundidade. De dois lugares: 1,60 com a mesma profundidade – chaise longe, que não tem um dos braços na lateral pode ser uma alternativa para pequenos espaços. O braço do sofá é um importante apoio, mas toma de 20 a 30 cm de largura. Se sua sala for espaçosa, você pode procurar sofás com mais profundidade e medidas maiores. Se ele estiver afastado da parede, o corredor atrás dele deve ter pelo menos 90 centímetros. Em sofás e poltronas organizadas em L, não deixe que os braços dos estofados se toquem. Mantenha uma abertura de 10 a 20cm entre eles, assim as pernas dos que estiverem sentados não se tocarão.

Home Theater

Para saber a distância do sofá para a TV, multiplique o número de polegadas da tela por 7,62 cm. De modo geral, uma TV de mais de 29 polegadas pede no mínimo 3 metros de distância. O centro da tela deve estar na altura dos olhos do observador. Instalada a TV, disponha a caixa acústica central sob a tela e as frontais a pelo menos 1,20 m do centro. Sempre voltadas para o público, nunca para a tela, as duas caixas traseiras devem ficar atrás dos ouvintes ou nas paredes laterais. As caixas precisam ficar sempre expostas, já que os equipamentos de som esquentam quando ligados. Anti-estéticos, os fios precisam ficar muito bem escondidos (existem opções sem fio...mas elas ainda são bem caras). Um fundo falso de pelo menos 3 centímetros atrás do móvel resolve a questão.
Saiba se seu aparelho de TV é proporcional ao tamanho de sua sala:
De 29 a 34 polegadas: no mínimo 12 m².
De 34 a 40 polegadas: até 24 m².
De 40 a 70 polegadas: cerca de 36 m²

De 72 a 100 polegadas: 60 m².

3 comentários:

  1. olá! gostaria de saber de onde vc tirou estes desenhos!obrigada pela atenção.Adriana


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriana, normalmente eu especifico a fonte, mas às vezes as fotos estão no meu arquivo sem nome.
      Por esta razão tenho esta mensagem na página pricipal do meu blog:

      "As imagens deste blog são originárias de fontes externas e não autorizadas. Se você é responsável por algum conteúdo fotográfico e portador dos direitos autorais, por favor, entre em contato para que sejam dados os devidos créditos ou para que a imagem seja removida."

      Obrigada pela visita,
      Silvia

      Excluir
  2. Olá Silvia, obrigada pela resposta! Se não for pedir muito, gostaria de saber se vc conhece algum livro que eu possa aprender melhor sobre distribuição e medida mobiliaria. Mais uma vez obrigada pela sua atenção!
    Adriana.

    ResponderExcluir