7 de março de 2011

estudo de layout

Determinar a distribuição de móveis e objetos em espaços é uma das primeiras etapas de um projeto de decoração. As medidas do ambiente é que guiarão o planejamento e adequação do mobiliário e uma das formas mais práticas de "visualizar" as possibilidades de layout (distribuição) de um espaço é a simulação. Se você não conta com a ajuda de um arquiteto, faça você mesmo um estudo de distribuição dos móveis da seguinte maneira :

- Ao escolher os móveis na loja, solicite as medidas ao vendedor ou usando uma trena, meça a largura, altura e profundidade das peças. Anote estas informações e outros detalhes relevantes como cor e nome dos móveis e volte pra casa!

- Agora faça uma planta do cômodo que vai receber os móveis medindo as paredes, e não esqueça de localizar a(s) porta(s),janela(s), tomadas, interruptores e ponto de TV.

- Desenhe as medidas do cômodo em um papel milimetrado. Defina uma escala para seu desenho, por exemplo, cada quadradinho representa 20cm ou se o espaço for muito grande, cada quadradinho pode valer 50cm. Desenhe a abertura das portas, janelas e faça uma bolinha para localizar os pontos de luz.

- Desenhe os móveis em outra folha de papel milimetrado, tente aproximar ao máximo as medidas usando a mesma escala adotada, recorte os desenhos e cole ou transfira para folhas de papel sulfite coloridas. Para não ficar confuso, use uma mesma cor para sofás e poltronas, outra cor para os tapetes, e assim por diante.



- Experimente as várias possibilidades de layout mudando os móveis de lugar.





fotos Cláudia Tarpani

Nenhum comentário:

Postar um comentário