21 de janeiro de 2016

cozinha organizada

Para quem curte, não há nada melhor do que passar algumas horas na cozinha preparando um prato bem gostoso. Porém, para que isso transcorra com mais prazer – e até mais praticidade, especialmente para quem não leva muito jeito para a coisa -, é muito importante ter uma despensa ou armários arrumados de forma a agilizar o processo de encontrar os ingredientes.
Aimée Wimbush-Bourque, ex-chef canadense que hoje escreve para o site de Jamie Oliver, fez um post bem bacana sobre isso, dando dicas boas e simples de se fazer em casa.
Aimée diz que tenta manter seus armários arrumados o ano todo, mas que não adianta: a cada primavera e outono ela precisa fazer uma limpeza geral, seguindo alguns passinhos.
Em primeiro lugar, ela pega tudo o que tem guardado e verifica os prazos de validade, se desfazendo do que já expirou. Seus olhos também ficam atentos a produtos que mesmo dentro desse prazo possam estar rançosos. Já os que ela nunca usou e nem pretende usar, separa em uma caixinha para doação. Ainda nessa linha, é uma boa também ver se algum dos produtos fechados ainda estão com suas tampas devidamente lacradas.
Isso feito, o passo seguinte é fácil: passar um pano úmido para limpar a área – sem deixar de fora potes de comida, que podem pegar poeira. Preste atenção a óleos, caldas e vinagres, que podem escorrer por suas garrafas.
Para organizar pequenos itens, como forminhas, pequenos potinhos, velinhas de aniversário e afins, ela sugere uma caixa plástica ou lata, com tudo juntinho. Assim, quando você for procurar por eles, estarão todos no mesmo lugar. Ou quando for puxar um produto do armário, não periga tomar uma chuva de chocolate granulado!

produtos-pequenos

Partindo para outro ponto importante, a organização de ingredientes, Aimée diz que essa é uma boa hora para pensar nos produtos que você mais usa e os que menos usa, guardando os primeiros em locais mais acessíveis e os segundos nas prateleiras mais altas. “Alguns alimentos devem ser mantidos no freezer para aumentar seu tempo de vida, como farinha, nozes, temperos como curry e sementes e grãos como trigo. “Enquanto isso, vá fazendo uma lista de compras, anotando o que está faltando”.

vasilhas-de-vidro

Ainda sobre organização, ela sugere guardar tudo que vem em saquinhos e caixas de papelão em potes de vidro com tampa, que protegem de umidade, odores e insetos: “Jarros de vidro mantém os ingredientes selados e os deixam a mostra de forma mais fácil para que você encontre o que procura apenas com um olhadela”. Você pode também etiquetar os vidros, para facilitar ainda mais a busca na hora de cozinhar. O toque de Aimée é colar uma etiqueta embaixo dos vidros com a data de validade dos produtos armazenados em cada um daqueles potes. E aqui a gente acrescenta uma dica: como dependendo do tipo de arroz, ou de massa, o tempo de cozimento é variável, você pode acrescentar na etiqueta em quantos minutos o alimento é cozido.
Mais uma nossa dica, principalmente se você armazena vários tipos de cereais, é ter sempre colado no armário os adesivos que funcionam como armadilha para a traça dos cereais (as borboletinhas pequeninhas). Marcas como a Johnson & Johnson oferecem o produto em supermercados.

etiquetas

Para aproveitar ainda mais o espaço que você tem, a ex-chef sugere que você use todo e qualquer cantinho de sua cozinha. Embaixo da pia, em cima dos armários e até em cima de geladeiras: “É um modo eficiente de armazenar pratos grandes, formas de fazer biscoito, forminhas de corte ou outras ferramentas do gênero.
Pensando um pouco na nossa saúde, uma boa dica: ter em casa sempre ingredientes saudáveis. Assim, ela explica, você fica mais inspirado para cozinhar receitas novas, ficando longe de produtos pré-cozidos ou processados: “Desafio vocês a tentar um ingrediente novo por mês. Seja um tipo diferente de arroz ou um vinagre interessante!”
Para conferir mais dicas Aimée para organizar sua cozinha é só seguir para o site do Jamie Oliver.

Fotos: Jamie Oliver, The Rigneys, JArbcue

cópia integral :
http://juliapetit.com.br/casa/site-de-jamie-oliver-da-dicas-para-organizar-despensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário