18 de outubro de 2011

4 dicas para arrumar a casa


Simples, mas de efeito
Às vezes, as pessoas são bagunçadas porque não têm método. E ter um método não é ser maníaco pela ordem, mas questão de saber por onde começar e como fazer. Um dos sistemas mais eficazes para organizar os afazeres é o Getting Things Done (GTD), criado pelo consultor norte-americano David Allen e divulgado no livro A Arte de Fazer Acontecer (Editora Campus). Ele ensina, sem complicações, a deixar as coisas e a vida nos trinques.

1. No dia a dia, é preciso tirar da mente todas as tarefas a serem feitas, relacionando-as em algum lugar, seja um bloco de anotações, seja um programa de computador. Assim, o cérebro se livra do peso das prioridades e abre espaço para ter boas ideias.
2. Em vez de executar as tarefas por ordem de prioridade, o GTD aconselha a separá-las por tipo. O ideal é criar listas agrupando contas a pagar, compras a fazer, reuniões, relatórios a serem entregues, por exemplo.
3. Tarefas que levem menos de dois minutos devem ser feitas imediatamente. Grandes projetos precisam de planejamento prévio. Pense no que deseja alcançar e relacione as fases a serem percorridas até chegar ao objetivo.
4. O GTD estabelece cinco etapas de organização: Coleta, Processamento, Organização, Revisão e Execução. Primeiro colete, relacione o que está pendente. Depois pense no que precisa ser feito e organize cada coisa. Em seguida, vem a fase da revisão, em que você escolhe se fará a tarefa na hora, se vai pedir que alguém a faça, se vai adiar ou estabelecer um prazo. Por fim, a tarefa é executada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário