19 de janeiro de 2011

como reformar seu imóvel sem muitas dramas



Um ponto a favor de quem é proprietário é a possibilidade de fazer mudanças físicas no seu imóvel e essa vantagem, além de trazer melhoras e renovação, cria um elo emocional entre a casa e quem mora nela.
A casa é um elemento vivo, orgânico, que muda e envelhece seguindo os passos do seu dono e a reforma é uma maneira de tornar seu espaço mais funcional e mais adequado à sua maneira de morar hoje.
Barulho, sujeira, atraso e orçamento estourado têm grandes chances de acontecer, mas com informação e alguns cuidados, os riscos diminuem bastante. Para evitar, ou pelo menos minimizar alguns problemas, confira as dicas à seguir e mãos à obra, pois quem reforma acaba se conhecendo melhor no final da história!!!

- Não compre material ou inicie as obras antes de ter finalizado o projeto e orçamento. Fuja também da tentação de pedir mudanças de última hora. Quem começa com quebradeira sem projeto definido ou muda de idéia no meio do caminho, corre o risco de ficar sem dinheiro para terminar a reforma.

- Na busca de harmonia visual, planeje de uma vez só a compra de todo material para que, por exemplo, o piso da cozinha não destoe do da área de serviço.

- Se você não fez o projeto com um Arquiteto e não conta com a ajuda que ele pode oferecer, peça aos amigos e conhecidos indicações de mão de obra e também visite obras realizadas por eles, afinal, o padrão de qualidade de seus amigos pode ser diferente do seu.

- Na contratação de mão de obra, compare pelo menos três orçamentos para se interar melhor dos preços do mercado.

- Na comparação de preços de materiais e mão de obra peça informações sobre formas de pagamentos, juros cobrados nas compras a prazo, decontos para preço à vista, prazo de entrega e existência de cobrança pelo frete.

- Sempre pague os serviços por etapas, à medida em que a obra avance conforme o cronograma estipulado.

- Tenha em mente que, mesmo com bom planejamento, gastos imprevistos podem ocorrer. Problemas no encanamento, por exemplo, às vezes só são identificados depois de quebradas as paredes. Por isso, sempre que possível, previna-se com uma folga de 30% no orçamento - ou pelo menos pense em formas de conseguir o dinheiro extra em caso de necessidade.

- Evite comprar móveis novos no início da obra. Ao adiar os gastos com decoração, você ganha reserva de caixa para despesas inesperadas.

- Ao comprar produtos fora de linha, geralmente mais baratos, lembre-se de que pode ser difícil encontrar material para reposição. Por isso, sobretudo no caso de pisos e azulejos, vale a pena levar um pouco a mais e formar um estoque para eventuais necessidades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário