24 de junho de 2016

decoração sem gêneros

Você já ouviu falar na expressão Genderless? Em tradução livre, a palavra significa "sem gênero". Chamada de Cultura Genderless, uma tendência comportamental que já atingiu redes sociais, as personalidades da mídia e a própria maneira como as grandes marcas se comunicam com o seu consumidor.

E o que significa exatamente "sem gêneros" ? A discussão envolve o fim dos estereótipos para homens e mulheres e a igualdade de ambos. O comportamento começou a ser uma via de mão dupla : não só as mulheres consomem itens tradicionalmente definidos como "masculinos" - blazer, cabelos curtos, futebol, mas os homens também começam a aderir o denominado "universo feminino" - cosméticos, cabelos grandes e roupas femininas.

Um grande símbolo da luta contra estereótipos de gênero é o ator Jaden Smith. O jovem de 18 anos estreou a última campanha da Louis Vitton e é frequentemente visto usando saias e vestidos.
Se existe uma coisa que me incomoda é a distinção de gênero na decoração. Sei que é um fator cultural. Quando crianças, meninas são rosa e meninos são azul. Depois de adultos, casa de homem não pode ter flores, a decoração tem de ser sóbria, austera, minimalista e as cores devem ficar entre preto, cinza, marrom ou bege (neutras). Delicadezas estão fora de cogitação. Fico pensando: coitados dos homens! Foram condenados às trevas!
Essa divisão estilística não existia! Era a mulher que cuidava da casa, usava flores, rendas, as paredes não tinham que ter cores “neutras” e os homens gostavam de ter um lar assim, aconchegante, belo e bem cuidado. Os palacetes antigos também tinham muitos elementos rotulados de “femininos”.

O estilo da decoração deve ser uma questão de gosto e de personalidade, não de gênero. Assim como há mulheres que gostam de preto ou de sobriedade, homens podem gostar de cor, flores, rendas, delicadezas. Porque não? A decoração tem que ser do seu jeito, aquela que alegra sua vida e sua alma. Não devemos ter medo de ousar. A ousadia que expressa nossa personaliade nos torna mais felizes.
fotos : reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário