17 de janeiro de 2014

vintage em casa

 
Antes de mais nada é bom saber ...
 
Vintage, Antiguidade e Retrô, diferenças :

- Antiguidade é qualquer peça que tenha, ao menos, 100 anos de idade.

- O Vintage, é qualquer peça que tenha pelo menos 20 anos e menos de 100 anos, pois, a partir de 100 anos a peça já é considerada antiguidade.

- Retrô, é considerado uma imitação de estilo antigo, só que a peça é nova. Todas as peças novas que imitem alguma era anterior é uma peça retrô. Isso em qualquer setor, desde a moda até as peças de decoração.

Para criar um estilo vintage na sua casa, dê preferência aos móveis clássicos, com formas arredondadas e aos tons apagados e neutros como o rosa antigo, dourado e branco, assim fica mais fácil misturar com peças mais atuais ou com as que você já tem. Garimpe objetos em antiquários, feiras, lojas de móveis antigos e, claro, na casa da vovó. Também há muita opção de mobiliário com essa releitura antiga em lojas de decoração contemporânea.
Utilize elementos com um ar nostálgico para ajudar a criar o clima. Se este objeto tiver uma história de família por trás, fica ainda melhor! Peças feitas à mão como o crochet e patchwork e retratos antigos também ajudam a compor o estilo vintage. Outra dica é fazer arranjos de flores do campo em garrafinhas de vidro, latinhas ou em vasos bem antigos.
Tome cuidado para não exagerar e criar um cenário do passado, que aí fica cafona! Não há uma regra a seguir, mas bom senso e equilíbrio são necessários, assim fica mais divertido, agradável e harmonioso!
 
 




 




 
 
fotos : reprodução
 

pra ler : dando boas vindas !

 





fotos : reprodução

como criar uma parede cheia de quadros - vídeo



Quer saber como mudar o astral da sala sem mexer um móvel sequer? Escolha uma parede para encher de quadros. É possível misturar obras de arte com pôsteres e outras peças, como um cocar, além de variar molduras, estilos e tamanhos. Assista ao vídeo com a arquiteta Karina Afonso, que dá mais dicas para que essa composição fique superatraente

fonte : http://revistacasaejardim.globo.com/Videos/noticia/2013/12/como-criar-uma-parede-de-quadros.html