18 de março de 2013

APRENDA A DECORAR O SEU ESPAÇO - Proporção

Proporção é a relação de tamanhos entre elementos de uma composição, assim como entre esses elementos e o todo. Por exemplo: a altura de uma parede tem uma relação de proporcionalidade com sua própria largura, e também com o tamanho total do ambiente. Nessa comparação você pode classificá-la como alta e estreita (se a altura for muito maior que a largura) mas ela pode ser uma parede pequena se comparada com um galpão enorme que a rodeia.

Projetar em escala humana é projetar pensando em ambientes, móveis e objetos de tamanhos proporcionais ao corpo humano.
Um sofá profundo (1.15m) acomoda bem pessoas altas e pernas compridas, já uma pessoa com 1.50m de altura vai ficar com os pés balançando se ela encostar no fundo do sofá.
Assim, o nosso tamanho interfere diretamente na relação com nosso ambiente. Mesmo que os objetos de produção em série levem em conta a média da população, segundo João Bezerra que é professor do curso de design da USP, "o homem médio não existe, é pura expressão estatística".
É claro que dá pra viver com mesas e sofás produzidos pela indústria, basta checar se são adequados à suas necessidades.
A proporção é fundamental para garantir o uso perfeito dos espaços e do mobiliário, as medidas das passagens, as distâncias entre os móveis, o tamanho de móveis e objetos em relação à dimensão dos homens são itens importantes de comforto.

  

Sofás e poltronas menos profundas (cerca de 85cm) e durinhos são próprios para receber, pois a pessoanão perde a compustura.
A mesa lateral deve acompanhar deve acompanhar a altura do braço do sofá ou da poltrona que peermita apoiar um copo sem levantar. Mesas ultrabaixas, entre 15 e 20cm do chão, pedem sofás também mais baixos. Salas de TV motivam a descontração, por isso pedem sofás mais generosos (mais de 1m de profundidade) e distância adequada entre o espectador e a tela.
 
 
No quarto, a altura do colchão define as outras opções, como a altura do criado mudo e de uma arandela de parede, por exemplo. Para calcular a medida da cabeceira, é preciso levar em consideração o colchão, já que a variação de alturas é bem grande, a largura da cama e o tamanho da parede atrás dela. O criado mudo deve ser mais baixo que a cama para que os objetos fiquem ao alcance e um abajur não pode fucar tão baixo que se enxergue a lâmpada quando sentado na cama.
 
DICAS :
1- Tire as medidas do corpo (principalmente ombro a ombro) e do ambiente. Com fita crepe e papel jornal, marque o lugar de móveis no chão e defina a circulação para visualizar o arranjo. Você também pode fazer um estudo de layout, aprenda como se faz aqui.
2 - Pratique as funções rotineiras experimentando os móveis para perceber se as dimensôes estão corretas ou não. A observação pessoal com a ajuda de uma trena é um exercício perfeito para a compreensão do espaço.
 
fotos : reprodução
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário