22 de janeiro de 2013

ano novo chinês

Considerado como um dos períodos mais importantes da cultura chinesa, o ano novo é celebrado durante 15 dias e segue a marcação do calendário lunar. Em 2013, o ano novo chinês começará no dia 10 de fevereiro e é marcado pelo ano da serpente. Essa tradição foi moldada ao longo de 2 mil anos através de lendas e costumes, e até hoje todos seguem os rituais.

O vermelho e o dourado são as cores oficiais da data, segundo os chineses, elas são responsáveis por trazer boa sorte àqueles que as usam. Reza a lenda que há muitos anos havia uma besta gigante chamada Nian, que engolia seres humanos inteiros. Um dia as pessoas perceberam que a besta Nian tinha medo da cor vermelha e de fortes barulhos. Desde então este dia ficou marcado como um novo começo e é celebrado como o início do ano novo.


Segundo o antigo calendário chinês, ter uma "serpente" em casa é um bom presságio e significa que aquela família jamais vai passar qualquer necessidade, sendo assim, não custa nada acreditar na sorte e trazer um pouquinho da serpente pra dentro de casa usando suas cores : vermelho, laranja e dourado. No entanto, assim como Nian, o dragão da lenda, que tinha medo da cor vermelha, muita gente também tem. Pode despertar amor ou ódio, pois é muito vibrante. Agora imagine vermelho + dourado + laranja... e uma energia só!
O grande segredo para decorar com cores quentes e vibrantes é escolher o tom certo, ou seja, aquele tom que é favorecido pela luz que entra durante o dia e valorizado pela luz artificial a noite.












fotos : reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário