9 de novembro de 2011

muros de pedra - um pouquinho de história

Yorkshire - Inglaterra


Muros de pedra seca*  vêm sendo contruídos há milhares de anos, desde o início da Era Neolítica (ou Período da Pedra Polida) em 7000 AC, quando as primeiras comunidades agrícolas surgiram na Grécia. Foi então que aquelas pessoas começaram a complementar a comida que encontravam cultivando suas próprias plantas e criando animais.  Precisavam encontrar meios de fechar as terras para identificá-las como suas, prevenir que os animais desgarrassem e que suas colheitas fossem roubadas. Construir uma barreira física era uma solução óbvia, e em muitos lugares, o único material de construção disponível prontamente eram pedras.

* Pedra seca : Antiga técnica que consiste em construir com pedras empilhadas e justapostas sem a necessidade de argamassa, cimento ou reboco. As pedras são encaixadas, usando-se as menores para encher e calçar os espaços entre as maiores, de forma que se obtenha uma estrutura rígida. As pedras tanto podem ser irregulares como regulares e bem aparadas, pois tanto num como no outro caso a rigidez da estrutura é dada pela "amarração" das pedras.








Robusto, duradouro e ambientalmente plausível, um muro de pedra seca é um exemplo fascinante da engenhosidade no design e da possibilidade de fazer com que algo seja útil a partir de objetos encontrados e geralmente ignorados ou descartados. Um muro de pedra seca é também modelo de conceito modernista do design, segundo o qual  "a forma segue a função". Sua beleza é geralmente uma surpresa, já que toda decisão de design tomada durante a construção é determinada pela eficiência.





Fotos : apartment therapy, portal uol
Fonte : casa e imóveis, dicionário livre de geociências

Nenhum comentário:

Postar um comentário