Ficou na dúvida?
Então, a primeira coisa a fazer é começar a observar o mundo ao seu redor!!!
Vivemos cercados de fontes inspiradoras : a natureza, as artes, a moda, o nosso cotidiano... neste mundo em que vivemos, tudo é colorido, ou seja, todas as cores são reprodução da Natureza.
Para começar a encontrar suas cores favoritas, preste atenção nas coisas que estão bem próximas à você : no quadro que mais gosta, na combinação de cores da estampa do seu vestido favorito, nas cores das flores do seu jardim, na composição da vitrine da loja que você acabou de entrar. Com este exercício de observação você começa a descobrir cores e composições novas e assim começa a definir sua paleta de cores favoritas.
Mas afinal, o que é cor?
" Basicamente cor é luz, ou seja, ela é a forma como nosso cérebro interpreta a luz. Todas as cores são compostas por três atributos. O primeiro deles é o MATIZ, que tem a ver com a frequência da cor. Em outras palavras, trata-se da cor como ela é, propriamente dita. Se ela é misturada, o matiz indica qual é a cor predominante. O outro atributo é a LUMINOSIDADE, que é o que nos faz perceber se a cor é clara ou escura, isto é, indica o quanto de branco existe em determinado tom. Quanto mais branco tiver, mais luminoso será. A última característica é a SATURAÇÃO, ou melhor, o grau de pureza do matiz. Quanto mais pura, mais saturada, ou viva, é uma cor. As menos saturadas são as que chamamos de cores pastel, queimadas ou rebaixadas, sem brilho. Já ascores cítricas, por exemplo, são as mais saturadas" (João Carlos de Oliveira Cesar - Professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - USP).
matiz |
luminosidade |
saturação |
Mas toda esta explicação tem uma função : revelar o "grande segredo" da combinação de cores !!
O GRANDE SEGREDO
Para haver harmonia nas cores da sua casa, o grande segredo é você combinar tonalidades com o mesmo nível de saturação ou de luminosidade, desta forma, qualquer matiz pode ser usado.
Quando escolhemos a cor da parede pelo catálogo de tintas, esta sempre ficará diferente depois de aplicada.
Isto porque as cores são alteradas por tudo que está a sua volta : textura, luz, brilho e também pelo tamanho do ambiente, ou seja, tudo que há em torno da cor muda sua aparência.
Por isso é importante fazer um teste de cor antes. Compre meio galão de tinta e pinte uma amostra de 2X2m dando todas as demãos recomendadas pelo fabricante e esperando a secagem entre elas. A área de teste está relacionada com nosso campo visual, por isso deve ser respeitada, caso contrário, não será fiel com o resultado final. Espere a tinta secar completamente e confira como a cor se comporta com as luzes do dia e da noite, tanto sob luz natural como artificial.
As lâmpadas incandescentes são as que mais se aproximam da realidade e valorizam mais os vermelhos e amarelos inseridos na composição do tom, já as lâmpadas fluorescentes valorizam os azuis e verdes por ser uma luz fria.
Mesmo assim, se na hora de pintar o ambiente você achar que a cor está viva demais, não se desfaça dos galões comprados. Uma alternativa eficiente é misturar na lata pigmento da cor oposta ou complementar a ela, no caso do vermelho, é o verde.
as setas pretas indicam as cores complementares |
Nenhum comentário:
Postar um comentário