25 de maio de 2011

reformando sua cozinha


1- Para se ter uma cozinha prática e funcional é preciso planejamento, então comece analizando seu espaço. Para isso, vamos precisar de uma planta baixa da cozinha. se você já tem uma, seu trabalho será reduzido, se não tem, aprenda como fazer clicando aqui.

2- Verifique atentamente todos os elementos físicos da cozinha que não podem ser alterados:
    - posição de portas e janelas (inclusive o espaço sob a janela)
    - obstáculos intransponíveis como pilares, balcões ou ilhas, aquecedor e outros
    - base em alvenaria do piso
   
3- Se a sua intenção é colocar a cozinha abaixo e começar do zero, a preocupação com os pontos de água, luz e gás ficam para uma próxima etapa, mas se a ideia é manter estas instalações, é preciso desenhar cada ponto de água e luz na sua planta para não correr o risco de ter alguma tubulação furada no meio da reforma. Novos pontos de água vão exigir quebra-quebra, já novos pontos de luz podem ser planejados sem a necessidade de rasgar as paredes, já que os fios podem ficar "escondidos" dentro dos armários e bancadas.

4- Com os passos acima já é possível restringir bastante as opções do mobiliário e entender melhor o que sobrou de espaço disponível.

5- Uma dica para o estudo da disposição geral da cozinha é considerar a disposição do triângulo: geladeira-fogão-pia, conhecida como "regra do triângulo". Segundo ela, todo o funcionamento da cozinha está baseado no uso da pia, ou seja, ela se encontra no vértice de um triângulo imaginário, tendo a geladeira e o fogão nos outros vértices. Essa regra pode ser aplicada a todos os formatos de cozinha, exceto as lineares (cozinhas corredor).
Visualizar esse triângulo de trabalho é importante para dispor da melhor forma as áreas de trabalho entre as quais há maior fluxo de movimento.







6- Agora que a disposição da pia e de todos os outros eletrodomésticos está definida, você poderá determinar com precisão todos os pontos de luz e água e também chegou a hora de pensar na ergonomia e na circulação. ERGONOMIA é o conjunto de conhecimentos relativos ao homem e necessários à concepção de produtos que possam ser utilizados com o máximo de conforto e eficácia. o projeto deve ser compatível com as dimensões do corpo do usuário, com o movimento das pessoas no ambiente e com as diferentes funções exercidas na cozinha. em média, para cada indivíduo existe uma área compreendida por 60x50cm denominada zona de contato, que forma uma elipse ao redor da pessoa.
A partir desta área, é possível determinar as áreas mínimas para circulação de pessoas em vários ambientes:
- distância mínima para passagem de uma pessoa = 60cm
- distância mínima para uma pessoa agachar = 76cm
- distância mínima para passagem de duas pessoas = 120cm
- é conveniente saber a altura da pessoa que vai utilizar com mais frequência a cozinha para determinar a altura ideal da bancada:

             altura da pessoa (cm)                       altura do tampo (cm)
                    150 - 160                                         78 - 90
                    160 - 170                                         83 - 95
                    170 - 180                                         90 - 103
                    180 - 190                                         95 - 110

7- Os portadores de necessidades especiais devem ter no projeto adaptações que facilitem a realização das funções com comforto e segurança, entre outras:

• colocar apenas tampo (e não armários) abaixo da pia, fogão e bancada de trabalho
• instalar prateleiras e módulos superiores em altura menor
• passagem mínima para usuário de muletas: 72 cm



Nenhum comentário:

Postar um comentário