23 de maio de 2011

cozinha pequena

- distâncias mínimas
se você está planejando uma cozinha com área para refeições, deixe pelo menos 1.20m de distância entre a mesa e os armários ou pia, assim você pode trabalhar enquanto seus convidados estão sentados. também é recomendado deixar no mínimo 90cm entre a parede e a mesa





- lava-louças no lugar certo
coloque a lava-louças perto da pia, do lado esquerdo se você é destro e do lado direito se você é canhato. embaixo da pia é o lugar perfeito para o lixo e também para acomodar os produtos de limpeza.




- organize a bagunça
excesso de coisas em cima da bancada e no chão faz com que sua cozinha pareça menor, então, tente guardar tudo dentro dos armários. coloque o que você não usa sempre nas partes mais altas e ao invés de deixar os utensílios, como facas e pegadores, dentro de gavetas. instale um suporte na parede perto do fogão e pendure-os lá.




- use azulejos grandes e brilhantes
os revestimentos de parede grandes dão a sensação de mais espaço, já que as linhas de rejunte são em menor quantidade e o brilho dos azulejos ajuda a espalhar a luz pela cozinha.




- integre espaços
se você tem condições favoráveis, considere integrar a cozinha à copa, sala de jantar ou estar. já que a cozinha é o coração da casa, a integração de espaços ajuda a manter a família reunida e promove comforto aos sentidos.




- pinte uma parede
na maioria das cozinhas, manter cores claras dá a sensação de mais espaço, mas se você não quer ter uma cozinha com cara de clínica, pinte a parede do fundo com uma cor vibrante e contrastante do resto, isso cria um ponto focal e dá sensação de profundidade.




- esqueça as cortinas
cortinas de tecido bloqueiam, mesmo que parcialmente, a entrada de luz solar, fazendo com que sua cozinha pareça menor, então questione se realmente precisa delas. se você está preocupada com a privacidade, existem alternativas para as janelas como filmes adesivos para os vidros ou a instalação de persianas de cor clara.




- cores claras para o piso
as cores claras ajudam o piso da sua cozinha parecer maior, seja ele de qualquer material. se você vai usar piso cerâmico, tente combinar a cor do piso com o revestimento das paredes. uma mesma tonalidade para essas duas superfícies ajuda a dar a sensação de mais espaço já que não existe uma quebra visual entre eles.




- escolha o aço inox
da mesma forma que os espelhos espalham luz pelo ambiente, o aço inoxidável trabalha do mesmo jeito. invista em geladeiras, fornos ou em pequenos equipamentos que ficam expostos como cafeteira ou toaster.




- esqueça tudo o que eu falei, ou quase tudo
se você tem a sua cozinha pequena e não se importante, então o mais importante é ser feliz.



Nenhum comentário:

Postar um comentário