18 de março de 2013

APRENDA A DECORAR O SEU ESPAÇO - Proporção

Proporção é a relação de tamanhos entre elementos de uma composição, assim como entre esses elementos e o todo. Por exemplo: a altura de uma parede tem uma relação de proporcionalidade com sua própria largura, e também com o tamanho total do ambiente. Nessa comparação você pode classificá-la como alta e estreita (se a altura for muito maior que a largura) mas ela pode ser uma parede pequena se comparada com um galpão enorme que a rodeia.

Projetar em escala humana é projetar pensando em ambientes, móveis e objetos de tamanhos proporcionais ao corpo humano.
Um sofá profundo (1.15m) acomoda bem pessoas altas e pernas compridas, já uma pessoa com 1.50m de altura vai ficar com os pés balançando se ela encostar no fundo do sofá.
Assim, o nosso tamanho interfere diretamente na relação com nosso ambiente. Mesmo que os objetos de produção em série levem em conta a média da população, segundo João Bezerra que é professor do curso de design da USP, "o homem médio não existe, é pura expressão estatística".
É claro que dá pra viver com mesas e sofás produzidos pela indústria, basta checar se são adequados à suas necessidades.
A proporção é fundamental para garantir o uso perfeito dos espaços e do mobiliário, as medidas das passagens, as distâncias entre os móveis, o tamanho de móveis e objetos em relação à dimensão dos homens são itens importantes de comforto.

  

Sofás e poltronas menos profundas (cerca de 85cm) e durinhos são próprios para receber, pois a pessoanão perde a compustura.
A mesa lateral deve acompanhar deve acompanhar a altura do braço do sofá ou da poltrona que peermita apoiar um copo sem levantar. Mesas ultrabaixas, entre 15 e 20cm do chão, pedem sofás também mais baixos. Salas de TV motivam a descontração, por isso pedem sofás mais generosos (mais de 1m de profundidade) e distância adequada entre o espectador e a tela.
 
 
No quarto, a altura do colchão define as outras opções, como a altura do criado mudo e de uma arandela de parede, por exemplo. Para calcular a medida da cabeceira, é preciso levar em consideração o colchão, já que a variação de alturas é bem grande, a largura da cama e o tamanho da parede atrás dela. O criado mudo deve ser mais baixo que a cama para que os objetos fiquem ao alcance e um abajur não pode fucar tão baixo que se enxergue a lâmpada quando sentado na cama.
 
DICAS :
1- Tire as medidas do corpo (principalmente ombro a ombro) e do ambiente. Com fita crepe e papel jornal, marque o lugar de móveis no chão e defina a circulação para visualizar o arranjo. Você também pode fazer um estudo de layout, aprenda como se faz aqui.
2 - Pratique as funções rotineiras experimentando os móveis para perceber se as dimensôes estão corretas ou não. A observação pessoal com a ajuda de uma trena é um exercício perfeito para a compreensão do espaço.
 
fotos : reprodução
 

7 de março de 2013

Hollywood em casa

Hollywood sempre teve uma casa nas páginas da Architectural Digest. Cantores, dançarinos, atores, diretores, produtores enfim, as mais lendárias estrelas. Tudo bem que as fotos não assim tão espontâneas, mas pelo menos podemos ver o que cada um gostava de fazer em casa.

Ava Gardner

Billie Burke

Bing Crosby

Elvis Presley

Frank Sinatra

Fred Astaire

Gregory Peck

Humphrey Bogart

James Dean

Jayne Mansfield

Jean Arthur

Joan Bennett

Joan Crawford

John Wayne

Kirk Douglas

Marilyn Monroe

Sophia Loren

Wlliam Holden
  

5 de março de 2013

reciclando "coisinhas"






Tudo, mas tudo mesmo pode se transformar em algo interessante. Quem tem filhos pequenos sabe a quantidade de "coisinhas" que eles acumulam...principalmente aquelas bem pequenas e que, na maioria das vezes, ninguém sabe como foram parar dentro de casa e geralmente acabam no fundo da caixa de brinquedos. Para a ideia de hoje : spray fosco preto em todas as "coisinhas" sem uso ou sem par (chaves sem uso, peças perdidas de quebra cabeças, brinco quebrado, etc), cola quente, tela para pintura e uma moldura (que pode ser opcinal).

fotos : reprodução