28 de março de 2012

cores de cartão postal

Paisagens inesquecíveis se transformam em cartão postal dentro de nossas cabeças. Se acha que essa memória merece sair do plano etéreo e se concretizar, as cores que predominam nos cenários podem fazer parte da decoração da sua casa.

Ilhas paradisíacas - aquele tom azul esverdeado ou o verde azulado que transmitem tanta paz podem estar em sua suíte, no banheiro e até mesmo no quarto so seu filho.


Ilha de Santa Lucia

Ilhas Virgens

Polinésia

Tahiti

Desertos - atraem por suas dimensões e relevo muitas vezes cheios de irregularidades, com cânions e vales. Os tons terrosos predominam e aquecem sala de jantar, living e hall de entrada


Atacama

deserto de Dubai

Chihuahuan (fronteira EUA-México)

deserto da Arábia

Geleiras - na temperatura oposta à dos desertos, as geleiras também proporcionam um show de cores. O branco está acompanhado pelo azul e o cinza, tons que podem estar em qualquer parte da casa, principalmente banheiros de cozinhas.


Alasca

Antártica

Monte Everest

Antártica

via : tintas Suvinil

26 de março de 2012

coração de ...

... feltro
   quentinho
   acolhido por papel rendado 
   os dois juntinhos, entrelaçados
   derretem qualquer sentimento
   desnorteado
  




  

transforme o lixo orgânico em adubo através da compostagem

Restos de frutas, verduras e outros vegetais misturados à folhas, pó de café, jornal e serragem viram um excelente adubo para o jardim de casa. A técnica é chamada de COMPOSTAGEM e pode ser feita até mesmo em um apartamento. A prática do reaproveitamento dos resíduos tidos recicláveis já é comum, seja pela coleta seletiva ou até mesmo usando latas e garrafas PET para outros fins. Já os restos de comida sempre têm os aterros como destino final. A compostagem  consiste em um processo biológico que transforma rejeitos em um material semelhante à terra, o chamado COMPOSTO. Sua utilização enriquece o solo com material orgânico, o que melhora a fertilidade, reduz o uso de pesticidas e a necessidade de utilizar adubos.


Você vai precisar dos seguintes materiais para montar uma composteira :
- furadeira
- brocas em três tamanhos (fina, média e 5/8)
- torneira plástica (5/8)
- 3 caixas organizadoras de plástico resistente e uma tampa (para uma família com 4 pessoas, use caixas de 39 litros)


Use a broca média para fazer furos embaixo das duas caixas superiores. Os furos devem estar equidistantes em média três dedos. Os furos servem para escoar o excesso de líquido que naturalmente é produzido.


Com a broca mais fina, abra pequenos orifícios ao redor da tampa, que irão garantir a oxigenação dos resíduos.


Com a broca maior, fure a caixa inferior, onde será encaixada a torneira. Essa caixa coleta o líquido que escorre dos resíduos orgânicos, também chamado de biofertilizante líquido.


Depois de acoplar a torneira, por onde você poderá colher o fertilizante líquido, a parte estrutural da composteira está pronta.


Depois de pronta, a composteira pode ficar dentro ou fora de casa, porém em local protegido da chuva e do sol. Cubra o fundo da caixa com cinco centímetros de húmus e material seco e dispense os resíduos orgânicos. Para acelerar o processo, em cima dos resíduos coloque um pouco de adubo, que vai servir como fonte de micro organismos. Por fim, borra de café ou saquinhos de chá usados que ajudam a evitar formigas e insetos e cubra tudo com material vegetal seco, como folhas, flores, serragem, grãos e sementes. Quanto maior for a variedade de materiais melhor, já que a variedade aumenta as possibilidades de obter um composto bem equilibrado. Outro fator importante no processo de compostagem é sempre reduzir ao máximo o tamanho dos alimentos. Nunca coloque uma fatia de casca de melancia inteira ou uma folha de jornal sem antes cortar em pequenos pedaços. E não se esqueça de sempre intercalar materiais húmidos com molhados.



Assim que a primeira caixa encher, coloque-a no meio do sistema e passe a jogar os resíduos na outra caixa. Cada caixa é preenchida, em média, em um mês. Depois de pronto, o composto pode ser usado como adubo natural para todo o tipo de solo ou plantas. Retire o composto e deixe-o repousar de 2 a 4 semanas antes de sua aplicação, colocando-o em local protegido do sol e da chuva, fase esta chamada de "maturação do composto". Utilize o líquido que fica na caixa de baixo para borrifar ou regar as plantas.


O que pode e o que não pode compostar ...

Amigos da compostagem:
- sobras de frutas, verduras, legumes, grãos, sementes e cascas de ovos
- filtros de pó de café usados e saquinhos de chás
- podas de jardim, galhos, palha, grama, flores e cascas de árvores
- sobras de alimentos cozidos ou estragados e pão, mas sem exageros
- papel toalha, guardanapos de papel, papelão e palitos de fósforo
Inimigos da compostagem:
Pães e bolos: colocar produtos típicos de panificadoras como massas, pães e bolos na sua pilha de compostagem significa dar boas vindas a pragas indesejáveis.
Óleo de cozinha: Além de desequilibrar a umidade da compostagem, é um excelente atrativo para os insetos.
Plantas doentes: Diferentemente do que se pensa, essas plantas não viram adubo. Ao invés disso, trazem consigo seus fungos e bactérias, que se espalham afetando o produto final do composto.
Papel impresso: revistas, catálogos, cartões, papel de embrulho etc. A lista é longa. Uma das últimas coisas que a sua compostagem precisa é da enxurrada de produtos químicos que vêm junto com a tinta.
Fezes humanas ou animais: Deixe esses itens para a produção de adubos em fazendas. Usá-los na compostagem caseira é considerado arriscado para a saúde.
Carne: Isso também inclui ossos, sangue e gorduras animais. É considerado outro grande atrativo de pragas.
Nozes: Estas contêm uma substância chamada juglona, um composto aromático natural muito tóxico para algumas plantas.
Serragem: Pode até ser uma boa em alguns casos, mas, se não se conhece a proveniência da madeira e como ela foi cultivada, é melhor deixar de fora.
Plantas de jardim resistentes: Elas provavelmente vão considerar sua pilha de compostagem um ótimo lugar para crescer, ao invés de se decompor.
Material não orgânico como vidro, metal, plástico, couro, borracha e tecidos.
Produtos químicos
Conteúdo de aspirador de pó

fotos : Uol

8 de março de 2012

galeria de recordações

Fotos, lembranças de viagem, objetos de valor sentimental, coleções, desenhos das crianças...tudo pode transformar seu lar numa galeria de recordações sentimentais. Separe o que conta a sua história, da família e dos amigos e arrume um canto para elas. Documentar nossa vida é transformar nossa história em verdadeiras obras de arte.














7 de março de 2012

revista empilhada vira banquinho

Tenho milhões de revistas em casa....Arquitetura&Construção, Casa Claudia, Casa Vogue, Exame, Caras, Agulha de Ouro..., muitas eu até coleciono, mas as revistas semanais acabam indo para a reciclagem. Para estas que chegam toda semana, sugiro uma ideia : que tal empilhar as revistas numa altura aproximada de 40 cm, arrumar uma almofadinha bem confortável e juntar tudo com dois cintos que você não usa mais! Sempre tem um "chinelo velho para um pé cansado".Ops..., um puff reciclado para pezinhos descolados.



foto : Casa&Jardim