26 de outubro de 2011

pra ler - escadas








via Kika Reichert

potinhos de geléia vazios

Cheap e super Chic !



camisas impecáveis


Fixe um porta toalhas na parte inferior de uma prateleira ou armário da lavanderia para secar camisas em cabides ou para mantê-las sem dobras depois de passadas.

tinta de areia caseira antiderrapante


Evite acidentes em escadas de cimento com esta receita de tinta de areia caseira. Simples de preparar e muito fácil de aplicar :
- Pinte a escada com uma camada de tinta da cor de sua preferência e deixe secar.
- No dia seguinte, quando a tinta estiver bem seca, delimite a borda do degrau com fita crepe deixando um espaço de aproximadamente 5cm.
- Em um balde misture 2 xícaras de tinta com 3/4 de uma xícara de areia bem fina.
- Pinte a borda dos degraus com esta mistura tomando o cuidado de não ultrapassar a marcação feita com fita crepe. Mexa sempre a tinta caseira enquanto estiver trabalhando para que a areia não se deposite no fundo do balde, 
- Espere a tinta de areia secar completamente antes de remover a fita crepe.
- Termine com outra camada de tinta normal.

fonte : Martha Stewart

19 de outubro de 2011

dica valiosa de quem é profissional na arte de organizar

A Espaço Ordenado foi criada com o objetivo de melhorar sua qualidade de vida, através de soluções em organização. O planejamento é personalizado para residências e empresas com o objetivo de proporcionar ambientes mais saudáveis, práticos e produtivos.

DICA ESPAÇO ORDENADO : 
O importante é fazer do seu jeito

Começar a se organizar é sempre complexo. Muitas vezes não enxergamos por onde começar. Devemos entender que não existem regras para uma boa organização. Quem define o que é certo ou errado é você. Cada um deve seguir suas preferências: alguns gostam de ter tudo aparente, outros gostam de ter os espaços livres e desempedidos. Seja como for, a organização deve se adaptar à sua personalidade, ao seu estilo de vida e da sua família.
Para começar a organização, não coloque objetivos difíceis de serem atingidos. Não será de um dia para o outro que você vai organizar a sua vida. Comece com pequenos passos, como por exemplo, arrumando seu armário do banheiro. Não fique muito tempo, dedique apenas 30 minutos do seu dia, arrumando por partes. O importante é dar o primeiro passo.
Outra dica valiosa é contar com a ajuda de uma amiga próxima para trocar opiniões, dicas e idéias sobre sua organização. Sem dúvida, será um estímulo a mais para começar e se manter organizado.
Sempre antes de iniciar um novo trabalho, nós da Espaço Ordenado, conversamos com nossos clientes para identificarmos qual o seu estilo e suas necessidades. Isto tudo porque o que funciona para um, não necessariamente funciona para outro.
Só há um jeito para se organizar: o seu.
                                                       http://blog.espacoordenado.com.br

18 de outubro de 2011

tipos de lâmpadas


Conheça os modelos que, comparados às incandescentes, reduzem o valor da conta de luz. Afinal, iluminação é o terceiro item que mais consome eletricidade em casa:

Incandescentes
Economia: não é econômica.
Como funciona: converte a energia elétrica em luz e calor.
Eficiência: 15 lm/W*.
Vida útil: de 750 a 1 mil horas.
Deve ser usada em: quartos, salas e banheiros.
Descarte: lixo comum.
Até 2016, o governo pretende retirar este produto do mercado

Fluorescente tubular
Economia: 80% mais econômica.
Como funciona: trata-se de uma lâmpada de descarga, usada com um reator (dispositivo auxiliar de partida). Entre suas extremidades, ocorre um disparo elétrico que é convertido em luz por meio do revestimento da lâmpada, chamado de pó fluorescente.
Eficiência: até 100 lm/W*.
Vida útil: 7.500 horas.
Deve ser usada em: garagens e cozinhas.
Descarte: reciclagem.

Fluorescente compacta
Economia: 80% mais econômica.
Como funciona: da mesma forma que a tubular. A diferença é que ela já vem com o reator incorporado à base.
Eficiência: entre 60 e 70 lm/W*.
Vida útil: até 10 mil horas.
Deve ser usada em: quartos, salas e até em banheiros.
Descarte: reciclagem.

Led
Economia: 85% mais econômica.
Como funciona: utiliza uma matriz de LEDs - componentes eletrônicos semicondutores - que convertem energia em luz.
Eficiência: superior a 100 lm/W*. De todos os modelos, esse promete se tornar ainda mais eficaz nos próximos anos.
Vida útil: 30 mil horas.
Deve ser usada em: quartos e banheiros e como luz direcionada em espelhos ou quadros.
Descarte: reciclagem.

Halógena
Economia: 30% mais econômica.
Como funciona: da mesma forma que a incandescente. Porém, ela tem componentes que permitem um aumento de 30% na qualidade de ação do produto. Inclusive, tornando-o mais duradouro.
Eficiência: entre 25 a 30 lm/W*.
Vida útil: até 4 mil horas.
Deve ser usada em: casa, para substituir as incandescentes, ou em quintais e jardins.
Descarte: lixo comum.

Onde reciclar?
Para o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), os fabricantes são responsáveis pela orientação do descarte de lâmpadas. Antes de eliminá-las, consulte-os:
Philips: 0800-9791925
GE Iluminação: 0800-5956565
Osram: 0800-557084

4 dicas para arrumar a casa


Simples, mas de efeito
Às vezes, as pessoas são bagunçadas porque não têm método. E ter um método não é ser maníaco pela ordem, mas questão de saber por onde começar e como fazer. Um dos sistemas mais eficazes para organizar os afazeres é o Getting Things Done (GTD), criado pelo consultor norte-americano David Allen e divulgado no livro A Arte de Fazer Acontecer (Editora Campus). Ele ensina, sem complicações, a deixar as coisas e a vida nos trinques.

1. No dia a dia, é preciso tirar da mente todas as tarefas a serem feitas, relacionando-as em algum lugar, seja um bloco de anotações, seja um programa de computador. Assim, o cérebro se livra do peso das prioridades e abre espaço para ter boas ideias.
2. Em vez de executar as tarefas por ordem de prioridade, o GTD aconselha a separá-las por tipo. O ideal é criar listas agrupando contas a pagar, compras a fazer, reuniões, relatórios a serem entregues, por exemplo.
3. Tarefas que levem menos de dois minutos devem ser feitas imediatamente. Grandes projetos precisam de planejamento prévio. Pense no que deseja alcançar e relacione as fases a serem percorridas até chegar ao objetivo.
4. O GTD estabelece cinco etapas de organização: Coleta, Processamento, Organização, Revisão e Execução. Primeiro colete, relacione o que está pendente. Depois pense no que precisa ser feito e organize cada coisa. Em seguida, vem a fase da revisão, em que você escolhe se fará a tarefa na hora, se vai pedir que alguém a faça, se vai adiar ou estabelecer um prazo. Por fim, a tarefa é executada.

o que faz de uma casa um lar?


Parece que em nenhum outro lugar do mundo somos tão bem-vindos e nos sentimos tão reconfortados quanto em nossa morada. E realmente é nela que retomamos o contato com o nosso eu mais autêntico, que estava escondido nos bastidores esperando só que o dia acabasse. É na sua privacidade que você pode se jogar no sofá, estender as pernas e, por uns instantes, dar as costas para o mundo.

Abrigo para o corpo

As casas se tornaram o lugar que nos protege do ambiente em que vivemos: é lá que estamos seguros, resguardados do frio, da chuva... Mas o conceito de casa como conhecemos hoje surgiu no Império Romano, com as construções de madeira e barro.
 
Um dos maiores arquitetos desse período, o romano Marco Vitrúvio foi o primeiro a teorizar sobre a essência da casa. Para ele, ela estava justamente na lareira, cujo fogo era o elemento inseparável das cabanas rústicas. Em seu tratado De Architectura, ele relata que "com o fogo surgiram entre os homens as reuniões, as assembleias e a vida em comum". E também a convivência doméstica. "A palavra lar é uma corruptela de lareira. Tem a ver com o conceito do fogo de unir ao seu redor todos os integrantes de um laço familiar, sendo, de modo figurativo, um manto que aquece, aproxima e protege todos os seus integrantes", afirma Jorge Marão Miguel, diretor do Centro de Tecnologia e Urbanismo da Universidade Estadual de Londrina.

Refúgio para a alma

Essa proteção pura e simples ganhou uma relação afetuosa com o passar dos séculos. Saber que temos onde morar, deixar nossos pertences e viver nossa vida íntima nos dá uma segurança tremenda. Porque a moradia representa o controle que temos sobre nossa vida privada. É a proteção da nossa incerteza da existência, como dizia Sigmund Freud.

Outro ramo da psicologia, a psicologia ambiental, defende que ao mesmo tempo que o homem modifica o meio, é também modificado e influenciado por ele. Dessa forma, a casa em que vivemos tem um papel importante no desenvolvimento de nossa personalidade. Ela é a extensão do nosso "eu". "As primeiras impressões afetivas de um indivíduo surgem na infância, geralmente no lar, que é o lugar em que passamos mais tempo quando somos bebês. Por isso o conceito de lar está tão ligado à família em nossa mente", diz Zenith Delabrida, do Laboratório de Psicologia Ambiental da Universidade de Brasília.

Onde mora o afeto

Mas por que será que é só na nossa casa que temos a sensação de conforto absoluto? O filósofo Alain de Botton nos dá a pista. No livro A Arquitetura da Felicidade, defende que o lar reflete nossa personalidade, é ele o guardião da nossa identidade. É dentro da nossa própria morada que podemos vivenciar todas as nossas convicções, reafirmar nossos valores.
O lar, assim, pode ser qualquer lugar, desde que ele seja um espelho de nós mesmos.  

fonte : revista Vida Simples 

cores neutras + cores fortes

Neste living da Casa Cor RS, o piso e paredes são neutros, assim as cores fortes aparecem em pinceladas, nas cortinas e móveis. Os tons sóbrios neutralizam o amarelo cítrico e o pink, deixando o ambiente harmonioso. O projeto da arquiteta Livia Bortoncelo foi inspirado nos trabalhos da designer inglesa Tricia Guild.



para mais inspiração ...
Designers Guild , loja on line da inglesa Tricia : 








como aproveitar melhor os ambientes pequenos - Hong Kong



Este vídeo apresenta um projeto de moradia modular e funcional assinado pelo arquiteto chinês Gary Chang. Por meio de módulos deslizantes e encaixáveis entre si, o profissional criou 24 configurações diferentes para o pequeno imóvel localizado em Hong Kong.
fonte : revista Vida Simples

como aproveitar melhor os ambientes pequenos - Barcelona



Este vídeo que mostra como a marcenaria funcional projetada pela arquiteta italiana, radicada em Barcelona, Barbara Appollini, permite que uma pessoa more com conforto em 20 m2 na cidade catalã.
fonte : revista Vida Simples