26 de julho de 2011

uma trena como amiga

Alguém me contou :
"O sofá e o tapete que fiquei loooouca para comprar quando anunciaram na TV : 24X sem juros para pagar, frete grátis e principalmente, as cores... que eu estava sonhando a séculos, acabaram de chegar!"




Olha só... isso mesmo! Além da dor de cabeça de ter que devolver tudo, o marido vai ficar martelando essa história na sua cabeça pelo resto da vida.
Sabe qual foi o problema ... faltou uma trena !
A trena quebra o maior galho quando não temos noção de tamanho ou espaço. Então, da próxima vez, faz assim : compre uma treninha, deixe sempre na bolsa pra não perder, e quando bater aquela vontade de mudar tudo na casa, antes de mais nada, comece a medir.
Aquela parede onde quero encostar o sofá tem quanto de largura... meça e anote. E agora, o sofá que eu quero encostar naquela parede tem quanto de largura... meça e anote.
Um cabe no outro e o outro cabe no um .... então pronto !!
Daqui pra frente sua trena vai ser sua melhor amiga.




fotos: Duval Guillaune (Bruxelas-Bélgica)

22 de julho de 2011

Aprenda a decorar o seu espaço : Escolhendo a cor da tinta

De que cor você mais gosta? ...
Ficou na dúvida?
Então, a primeira coisa a fazer é começar a observar o mundo ao seu redor!!!
Vivemos cercados de fontes inspiradoras : a natureza, as artes, a moda, o nosso cotidiano... neste mundo em que vivemos, tudo é colorido, ou seja, todas as cores são reprodução da Natureza.
Para começar a encontrar suas cores favoritas, preste atenção nas coisas que estão bem próximas à você : no quadro que mais gosta, na combinação de cores da estampa do seu vestido favorito, nas cores das flores do seu jardim, na composição da vitrine da loja que você acabou de entrar. Com este exercício de observação você começa a descobrir cores e composições novas e assim começa a definir sua paleta de cores favoritas.

Mas afinal, o que é cor?
" Basicamente cor é luz, ou seja, ela é a forma como nosso cérebro interpreta a luz. Todas as cores são compostas por três atributos. O primeiro deles é o MATIZ, que tem a ver com a frequência da cor. Em outras palavras, trata-se da cor como ela é, propriamente dita. Se ela é misturada, o matiz indica qual é a cor predominante. O outro atributo é a LUMINOSIDADE, que é o que nos faz perceber se a cor é clara ou escura, isto é, indica o quanto de branco existe em determinado tom. Quanto mais branco tiver, mais luminoso será. A última característica é a SATURAÇÃO, ou melhor, o grau de pureza do matiz. Quanto mais pura, mais saturada, ou viva, é uma cor. As menos saturadas são as que chamamos de cores pastel, queimadas ou rebaixadas, sem brilho. Já ascores cítricas, por exemplo, são as mais saturadas" (João Carlos de Oliveira Cesar - Professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - USP).

matiz

luminosidade

saturação

Mas toda esta explicação tem uma função : revelar o "grande segredo" da combinação de cores !!

O GRANDE SEGREDO
Para haver harmonia nas cores da sua casa, o grande segredo é você combinar tonalidades com o mesmo nível de saturação ou de luminosidade, desta forma, qualquer matiz pode ser usado.



Por exemplo, se você optar por cores luminosas bem clarinhas, então deverá escolher as que estão na parte de dentro do círculo cromático acima.








Seguindo este esquema, não se corre o risco do CONTRASTE, que é o maior vilão nas composições cromáticas. Muita gente acredita que basta pintar uma parede de branco num ambiente em que as demais são vermelhas para amenizar a composição. Errado. Tal atitude só aumenta mais o contraste, tornando o local desagradável.

SUPER DICA
Quando escolhemos a cor da parede pelo catálogo de tintas, esta sempre ficará diferente depois de aplicada.
Isto porque as cores são alteradas por tudo que está a sua volta : textura, luz, brilho e também pelo tamanho do ambiente, ou seja, tudo que há em torno da cor muda sua aparência.
Por isso é importante  fazer um teste de cor antes. Compre meio galão de tinta e pinte uma amostra de 2X2m dando todas as demãos recomendadas pelo fabricante e esperando a secagem entre elas. A área de teste está relacionada com nosso campo visual, por isso deve ser respeitada, caso contrário, não será fiel com o resultado final. Espere a tinta secar completamente e confira como a cor se comporta com as luzes do dia e da noite, tanto sob luz natural como artificial.
As lâmpadas incandescentes são as que mais se aproximam da realidade e valorizam mais os vermelhos e amarelos inseridos na composição do tom, já as lâmpadas fluorescentes valorizam os azuis e verdes por ser uma luz fria.
Mesmo assim, se na hora de pintar o ambiente você achar que a cor está viva demais, não se desfaça dos galões comprados. Uma alternativa eficiente é misturar na lata pigmento da cor oposta ou complementar a ela, no caso do vermelho, é o verde.


as setas pretas indicam as cores complementares

                                   

21 de julho de 2011

de que cor eu pinto o teto?

grandes dilemas...
P - teto pode ou não ter cor?





R - independente do tamanho do ambiente, um teto branco sempre é mais adequado. quando claro, o teto proporciona melhor luminosidade ao espaço, uma vez que reflete a luz natural e artificial existente no cômodo. vale lembrar que em salas com pé direito muito alto, uma boa saída para amenizar a altura é instalar na parede, alguns centímetros abaixo do teto uma moldura num tom contranstante. já se o pé direito for baixo demais, pinte as paredes com um tom mais escuro que o teto.

13 de julho de 2011

casa arrumada

Casa arrumada é assim:
Um lugar organizado, limpo, com espaço livre pra circulação e uma boa
entrada de luz.
Mas casa, pra mim, tem que ser casa e não um centro cirúrgico, um
cenário de novela.
Tem gente que gasta muito tempo limpando, esterilizando, ajeitando os
móveis, afofando as almofadas...
Não, eu prefiro viver numa casa onde eu bato o olho e percebo logo:
Aqui tem vida...
Casa com vida, pra mim, é aquela em que os livros saem das prateleiras
e os enfeites brincam de trocar de lugar.
Casa com vida tem fogão gasto pelo uso, pelo abuso das refeições
fartas, que chamam todo mundo pra mesa da cozinha.
Sofá sem mancha?
Tapete sem fio puxado?
Mesa sem marca de copo?
Tá na cara que é casa sem festa.
E se o piso não tem arranhão, é porque ali ninguém dança.
Casa com vida, pra mim, tem banheiro com vapor perfumado no meio da
tarde.
Tem gaveta de entulho, daquelas que a gente guarda barbante,
passaporte e vela de aniversário, tudo junto...
Casa com vida é aquela em que a gente entra e se sente bem-vinda.
A que está sempre pronta pros amigos, filhos...
Netos, pros vizinhos...
E nos quartos, se possível, tem lençóis revirados por gente que brinca
ou namora a qualquer hora do dia.
Casa com vida é aquela que a gente arruma pra ficar com a cara da gente.
Arrume a sua casa todos os dias...
Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo pra viver nela...
E reconhecer nela o seu lugar.


Carlos Drummond de Andrade