29 de março de 2011

verde de inveja, de tão lindo

o verde certo acalma, refresca  ou energiza. é a logocor da natureza e da ecologia, com seus 3 erres: reduzir, reciclar, reaproveitar. enquanto os tons pálidos são chics, suaves, calmos e relaxantes, verdes néon ou limão são vibrantes, energéticos e transmitem a modernidade das cores irreais geradas por computador. com tantos nomes diferentes : jade, esmeralda, garrafa, maçã, menta, oliva, pistache, água, folha... é uma das cores mais versáteis e que aceita múltiplas combinações.



















fotos: casa&jardim*graziela arruda*morar mais por menos*valeria blay*watermellon


mix and match



sem querer achei esta foto nos meus arquivos... e não é
 que ela é um mix de várias coisas que já escrevi por aqui ?!!!
silvia trevisani blog: micos da decoração : pinguim, peças antiguinhas, geladeira com novo uso e a mistura de cores roxo/vermelho.
uma mistura super cool para adolecentes.

foto: desconhecido, sorry

sua casa - sua cara

Tem muita gente ainda que acredita ser possível entrar em uma loja com uma revista na mão ou contratar um arquiteto assim : "quero minha sala deste jeito, quanto custa?". Entendo que o papel do profissional é respeitar as especificações de cada família, mas e essa família, ou pelo menos aquela pessoa que resolveu "decorar" o ambiente, sabe do que gosta? ou segue somente os modismos e não consegue dar vida ao próprio lugar onde mora. "Nossa casa é um lugar vivo e dinâmico, que muda e envelhece seguindo os passos do seu dono" (Thom Filicia), por isso, uma casa com a sua cara, não se compra, se constrói . E também não surge assim, de um dia para o outro, estamos sempre acrescentando e subtraindo. Aquele morador que dá devida atenção aos detalhes de sua própria existência sabe que a vida e as pessoas mudam, que novas necessidades aparecem e muitas outras deixam de existir. Há momentos que a nossa sala é disposta para receber todo final de semana os amigos, em outros, a sala só tem um tapete coberto de brinquedos. A casa que era a sua cara em 2000, não tem mais o mesmo efeito em 2011, se tiver, pode estar certo de que alguma coisa não anda bem. Mudar é muito bom, mude sempre! Casa parada não tem vida... ao se lembrar disto, fica mais fácil apostar no seu estilo, na sua cara.


 
foto : reprodução
 

22 de março de 2011

cor de tangerina

tangerina ou laranja, esta cor secundária é intensa, vibrante e difícil de ser usada, mas pode dar um up nos ambientes minimalistas e neutros, de qualquer modo, não existe cor ruim, mas mal usada. o laranja é uma cor tão intensa que qualquer objeto nestes tons vão atrair todos os olhares, por isso, pelo menos em casa, use como ponto focal e em pequenas doses.





você sabia que roxo...

- era a cor da pompa, cerimônia e status. A cor exclusiva da realeza no Império Romano, dos Bruxos e dos Papas.
-  para os fenícios (cujo nome vem da palavra grega para roxo, phoinis) idolatravam e comercializavam o mais cobiçado corante da época, extraído de um molusco chamado murex, caríssimo, por isso a exclusividade da realeza.
- na época medieval, durante a colheita das uvas, os trabalhadores mergulhavam de corpo inteiro nos tonéis de madeira para aumentar a fermentação do vinho.
- cor tanto do respeito quanto da raiva !!
- outras variações: púrpura, beringela, uva, ametista e as berries - black, blue, rasp...
- combinações ousadas: roxo/amarelo, purple/vermelho, uva/verde musgo, beringela/ouro








listras na parede

antes

depois

pra ler - pelas portas

eu gelo o gelo na geladeira

às vezes um móvel já não dá mais pra nada, quebrou, muito antigo ou simplesmente você não gosta mais dele. mas... dê uma segunda chance, olhe com outros olhos e encontre seu amor por ele novamente.
essa geladeirinha a muito tempo que não funcionava mais, bastou uma pintura e uma luzinha nova para se transformar num mini bar. original e funcional, gostei!




se você é neutro

Para quem tem convicção de que não pode conviver com cores, ou sabe que gosta mesmo é dos tons neutros, seguem algumas dicas :
- os neutros não são só brancos e crus, mas toda a gama de marfim, linho, kakhi, gêlo, beige, areia, palha, cinzas, etc...
- misturar uma variedade de materias e texturas nos mesmos tons torna o ambiente mais interessante e aconchegante. use laca, metal e vidro com tecidos naturais, ou seja, brinque com os opostos. quando o piso tiver muito brilho, use tecidos com tramas foscas.
- num esquema monocromático, o segredo para uma decoração harmoniosa é o uso de texturas. no lugar das cores, use tecidos, brilhos e tramas num mesmo tom.
- iluminação é tudo, principalmente em um ambiente tom sobre tom. ela deve refletir algumas superfícies e criar sombras em outras.
























seja simples

simplicidade é a palavra do momento. a questão do aquecimento global é fato e mudanças nos hábitos são necessárias para a saúde do nosso planeta e a redução do consumo é uma das propostas.
mesmo o mercado de luxo, do luxo óbvio, está numa direção mais discreta, se preocupando com a não ostentação e desperdício que são a contramão da sustentabilidade.
grandes mudanças vêm pela frente e você pode começar a se preparar simplificando sua vida, e uma das maneiras mais fáceis de simplificar é reduzindo.
na dúvida, exclua, não pense duas vezes : roupas, maquiagem, acessórios, decoração...
mas, claro, depois não é para sair loucamente comprando tudo de volta! a simplicidade é um estilo, um modo de vida, muito chic alíás.

logotipo do livro "the laws of simplicity", fachada da loja Muji e ipod

para John Maeda ( the laws of simplicity) grandes exemplos de simplicidade é a marca Muji e o ipod  segundo ele : "simplicidade é sobre subtrair o óbvio e adicionar o significativo, o essencial".

15 de março de 2011

mais felicidade misturando tudo

decoração do seu jeito : a mistura do novo com o antigo

renove sua casa sempre, com memórias e objetos que mostrem a personalidade dos moradores. livros preferidos, uma caixinha que tenha uma história, móveis, fotos de bons momentos...tudo é válido, mas na medida certa. os valores herdados são apenas uma parte da nossa vida, portanto, crie espaço para o novo entrar também.











 fotos Casa & Jardim, Neza Cesar 

12 de março de 2011

flor de cimento

Misture cimento em pó com água até a mistura ficar pastosa e forminhas para gelo....... depois é só dar asas à sua criatividade!





 via Ellas Inspiration

simples assim



via Ella Inspiration

Keep Calm and Carry On

 


Durante a Segunda Guerra Mundial, o governo da Inglaterra com a intenção de transmitir tranquilidade e segurança à população, mandou imprimir 2,5 milhões de pôsteres com os dizeres:
KEEP CALM AND CARRY ON  (Mantenha a calma e siga em frente).
Como o autor é desconhecido, a imagem tornou-se domínio público, virou moda e tem várias versões.



 
 
 
 
 
fotos : Casa da Doris e Portal da Decoração