23 de fevereiro de 2011

tinta spray e criatividade

Armada com uma lata de tinta spray e um rolo de fita crepe você vai ver quantas ideias e projetos sem fim vão surgir, afinal, em tempos de sustentabilidade, o chic é reciclar. Adorei estes lustres coloridos.....



Foto: apartament therapy.com




22 de fevereiro de 2011

seu lar é seu guardião


"Ao construir uma casa ou decorar um cômodo, as pessoas querem mostrar quem são, lembrar de si próprias e ter sempre em mente como poderiam idealmente ser. O lar, portanto, não é um refúgio apenas físico, mas também psicológico, o guardião da identidade de seus habitantes."
Arquitetura da Felicidade - Alain de Botton


 

16 de fevereiro de 2011

bijuterias em ordem




Aproveitando uma parede na qual não cabia armário algum, devido à pouca profundidade - 0,15 m - foi criada uma peça de 1,20 m de largura por 2,50 m de altura. Atrás do espelho, revela-se um painel de MDF com canaletas e acabamento de laca branca acetinada, específico para expositores de loja, no qual as bijuterias ficam penduradas em ganchos. Esses podem ser removidos ou deslocados de acordo com a necessidade de espaço. Aproveitando a parte debaixo do móvel,  organiza-se, da mesma forma, acessórios de moda, como lenços e faixas de cabelo.

fonte: casa&jardim.com.br

motivação pelo mantra

Eu sei, eu sei..........ninguém merece passar o dia inteiro lavando e organizando todas as louças do armário da cozinha ou do armário que você acabou de tirar tudo de dentro........ mas, se você como eu, não nasceu Rainha da Inglaterra pra mandar seus súditos terminarem o trabalho, aqui vai uma dica de concentração pra terminar de uma vez por todas essa coisa................então, respire fundo, mentalize tudo arrumado e evoque um destes mantras:



- 1 caixa de cada vez...............Ommmmm.........!

- Menos tralha, menos stress..............Naaaa.....................!

- Ame ou jogue fora..............Mah...............!

- Um lugar para tudo e tudo no seu lugar................Shiiiiiii.......................!

OM NAMAH SHIVAYA ..........................................................................! Eu honro a divindade que reside em mim.
Pronto!!!!! Tudo no lugar .........................e se mesmo assim não foi, então tá na hora de colocar o que ficou pra fora numa sacola e DOAR - pois se você não sabe o que fazer com aquilo, é porque não usa mais faz tempo.

simplificando a vida - dica 13

13. Tudo num lugar só


A falta de paredes - ou de cômodos - para setorizar a casa não é um problema. O escritório, a sala de TV, a cozinha e a sala de jantar podem habitar o mesmo espaço sim !!!!! Mas é importante manter só o indispensável..... livre-se dos excessos!!! Se a visão da cozinha não pode ser parcialmente  escondida por um balcão, inclua um biombo..... se achar necessário!!!!

foto: casa&jardim

15 de fevereiro de 2011

mesa de cavalete


Há quem diga que não se deve fazer nada provisório na casa, pois esse truque temporário não tem data de validade e é bem provável que fique ali por toda a vida. E hoje, viemos dizer “faça uma mesa provisória” e pode deixa-la ali pra sempre, sem a menor preocupação! Estamos falando das mesas de cavaletes – aqueles mesmos usados nas construções. A mesa – que tem um custo muito menor – pode ir da cozinha até o escritório. Você encontra os cavaletes em lojas de bricolage, mas atenção: você encontrará desde os mais fraquinhos até os mais fortes. Opte sempre pelo mais reforçado.


espada de são jorge


Combinam com uma decoração mais moderna, minimalista e funcionam como esculturas vivas.

armários sem mofo e sem odores


Um recipiente com ácido bórico ou carvão vegetal ajudam a deixar armários e sapateiras sem odores desagradáveis.

como fazer um suporte invisível para livros


   é só clicar no link :
   How To Install Invisible Shelves (Painting & Decorating)

   Assim também funciona e é bem mais simples :


10 de fevereiro de 2011

escolha do terreno




O que deve ser analisado antes da compra de um terreno?    
A busca por um terreno é sempre um grande desafio. O melhor passo antes de começar essa jornada é ter claro em sua mente os desejos e pretensões para o espaço. Se for uma casa que você deseja construir, gostaria que ela fosse ampla? Térrea? A vista é importante para você? O silêncio? O contato com a natureza? A localização?
Ainda que você parta para essa busca com alguns objetivos claros, novidades irão surgir. Como terrenos que não são exatamente o imaginado, mas que apresentam algum aspecto emocional capaz de mudar suas idéias anteriores, como uma grande figueira no meio do lote (ainda que ele não seja tão silencioso como você gostaria, ou possua uma inclinação maior do que a imaginada, mas com uma vista tão fantástica...). E é isso mesmo!
Apesar dos objetivos iniciais serem importantes para se pensar o cenário ideal, e até servirem como uma reflexão do que você precisa, o principal é ter alguma flexibilidade para aproveitar uma grande oportunidade que apareça. Mesmo que ela mude sua cabeça – a arquitetura da casa que você irá construir deverá balancear os pontos negativos e exaltar os positivos de forma que você consiga o seu resultado ideal.
Se você estiver interessado em um arquiteto antes de comprar o terreno, saiba que ele pode ser de grande auxílio na escolha– é comum estar em dúvida entre dois ou três terrenos e pedir para o profissional dar suas opiniões sobre qual deles daria um bom trabalho. Em geral, ajudar nessa decisão é interessante para o arquiteto, pois garante que ele terá o local mais adequado para o projeto que irá desenvolver.
Independente da presença do arquiteto durante suas perambulações em busca do terreno ideal, existem alguns aspectos que merecem atenção antes de fechar uma compra.
- A insolação
O norte está voltado para onde do terreno? Este é um aspecto simples e indispensável de se verificar. O norte representa o local do seu terreno que irá receber a maior parte da insolação diária, e é a insolação mais controlável aqui no Brasil – basta um bom beiral ou aletas altas para minimizar o sol em excesso. O leste é o sol nascente, o sol da manhã, que rapidamente sobe no horizonte. E o oeste, sol da tarde, o mais temível, pois é ele que pode ofuscar e super aquecer sua sala no final do dia, ainda que garanta um belo por do sol! O sul é interessante para grandes aberturas, pois pega muito pouco sol e não se corre o risco de calor em excesso, mas caso o terreno seja cercado por prédios com exceção do sul, você pode ter um problema de insolação.
- Vizinhos
Verifique o que os arquitetos chamam de “entorno”. Quem são os seus vizinhos? São muito grandes? Bloqueiam o sol ou a vista? Como é a calçada, a rua, o comércio imediato? Existem serviços como padaria, locadora, lavanderia, em que você possa chegar a pé? Há algum parque ou praça agradável por perto?
- Zoneamento
Sempre é interessante verificar brevemente o zoneamento antes de adquirir um imóvel. Geralmente, bons corretores podem informar a respeito. Ou consulte um profissional.
O zoneamento divide a cidade em áreas nas quais as possibilidades de construção são diferentes entre si. Ele define espaços residenciais, comerciais, industriais ou mistos, além de colocar taxas de ocupação, possibilidades máximas de construção, gabaritos de altura, etc. Esse zoneamento varia de acordo com o município e faz parte do plano diretor da cidade.
Pode-se construir um prédio ao meu lado? Uma fábrica na esquina? Quais são os recuos (espaços laterais a construção) que eu e meus vizinhos temos de respeitar? Há um máximo de pavimentos que posso construir? Podem construir uma boate no terreno ao lado do meu? Estas são questões importantes de se perguntar antes de adquirir um imóvel, independente do uso que se pretende dar a ele.
Caso esteja comprando um terreno em condomínio fechado, em geral, valem as leis do condomínio como uma espécie de zoneamento. Nunca deixe de conferí-las para garantir que é possível realizar o que você deseja.
É raro, mas existem casos de terrenos em que a região é tombada pelo patrimônio histórico ou outros órgãos como o Conpresp (Conselho Municipal de Manutenção do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo), como é o exemplo do bairro Jardim Europa, em São Paulo. Neste caso devem-se verificar atentamente as restrições construtivas que são muito mais amplas do que o simples zoneamento. Cada cidade possui seu órgão responsável.
- Declividade
A declividade é sempre um fato importante. Muitos têm medo de terrenos muito íngremes, apelidados de “pirambeiras”, mas esses terrenos em geral custam menos e podem se mostrar excelentes barganhas. A obra pode ser um pouco, ou até muito mais cara do que um terreno plano. Mas uma boa arquitetura é capaz de obter resultados fantásticos.
Declividades acentuadas tendem a possuir visuais mais amplos, bastante interessantes, que de certa forma contrabalanceiam o tradicional quintal ou jardim – é uma questão de escolha e oportunidade. Grandes movimentações de terra são sempre indesejáveis, pois são caras e prejudiciais à natureza. No entanto não tema alguma movimentação de terra e confie em um bom arquiteto: ele é plenamente capaz de propor diversas soluções para os mais variados tipos de declividade.
- Árvores
É muito importante checar a questão de mata e árvores que podem existir em seu terreno. As árvores são protegidas por diversas legislações, bastante severas. Caso queira cortar alguma delas, há procedimentos de compensação que devem ser seguidos. E é sempre interessante imaginar que a vegetação pode ser absorvida de alguma forma pela arquiteta.




copos enfileirados


Guarde os copos numa prateleira perto do filtro ou da geladeira, mas que seja com a copa para baixo e em fileiras que começam e terminam com o mesmo tipo de copo e por ordem de tamanho. A dica é colocar os mais usados nas prateleiras inferiores. Outra sugestão é deixar os de uso frequente perto da abertura da prateleira e o restante junto à dobradiça. isso economiza tempo.

simplificando a vida - dica 12

12. Peças do baú




Não tenha medo de resgatar heranças sentimentais. A colcha de crochê da sua avó ou a coleção de vasos de murano da sua mãe devem sim ser expostos na sua casa e, quem sabe um dia, não vão parar na casa dos seus filhos ou netos. E se a colcha rasgar, recicle...transfome-a em almofadas ou em porta xícaras.


quadros

Grandes dilemas...
P - É moda usar quadros no chão, encostados na parede?




R : Uma tela ou foto só devem ficar no chão, apoiados na parede, se forem bem grandes, assim como o ambiente em que estiverem.

máquina de costura

Sabe aquela máquina de costura antiga Singer...




IN - Reaproveitar materiais. Neste caso, a base da máquina de costura de vovó se transformou num charmoso lavatório.

OUT - Jogar o material fora sem pensar no reaproveitamento, comprando algo novo, como se fosse descartável

9 de fevereiro de 2011

espaços brancos com um suave toque de cor

A cor da decoração que você escolher para seus ambientes irá influenciar no efeito que o meio tem sobre as pessoas. Ao compreender como isso funciona, você pode, então, deliberadamente escolher a cor de sua casa e ambientes para atingir a influência que você deseja. Hoje decidi dar uma olhada na decoração de salas, quartos, cozinhas e banheiros brancos, acrescentando um toque de delicado de cor. Nos dias de hoje, a maioria das pessoas pensam que uma casa com a cor branca ficaria sem graça, mas se você pretende acrescentar um bonito, clean e arejado toque ao seu design de interior, porque não considerar idéias na cor branca? A chave para usar branco com êxito no seu projeto é conseguir chamar a atenção para outras coisas como acessórios, texturas e formas. O efeito global que você pode dar ao ambiente dependerá em grande parte dos estilos de mobiliário, tecidos, disposição das peças, piso e acessórios que você escolher. Agora vamos dar uma olhada em como estes espaços brancos foram totalmente mudados, acrescentando um toque delicado de cor. As imagens vêm do catalogo http://www.car-moebel.de/   


Decoração de inteiores com cor branca 002

Decoração de inteiores com cor branca 003

Decoração de inteiores com cor branca 005

Decoração de inteiores com cor branca 006

Decoração de inteiores com cor branca 007

Decoração de inteiores com cor branca 008

Decoração de inteiores com cor branca 009

Decoração de inteiores com cor branca 010

Decoração de inteiores com cor branca 011

Decoração de inteiores com cor branca 012

Decoração de inteiores com cor branca 013

Decoração de inteiores com cor branca 015

Decoração de inteiores com cor branca 016

Decoração de inteiores com cor branca 017

Decoração de inteiores com cor branca 018

Decoração de inteiores com cor branca 019

Decoração de inteiores com cor branca 020

Decoração de inteiores com cor branca 004

cores tendências para 2011

 Cores que aparecerão com grande freqüência na decoração e na moda em 2011

Honeysuckle ou Madressilva ou simplesmente rosa avermelhado

 



Todo final ou começo de ano, a empresa americana Pantone anuncia qual será a nova cor tendência para o ano que se inicia. E a escolhida para 2011 foi a Honeysuckle, o que em português chamamos de Madressilva: um tom de rosa avermelhado. Isso quer dizer que você, que é apaixonada pela cor rosa, terá em mãos a desculpa perfeita para abrir as portas da sua casa para esse tom energizante e bonito.
De acordo com a própria definição da Pantone, a cor Honeysuckle traz consigo confiança, vitalidade e coragem. Uma cor arrojada e repleta de vivacidade, um toque para levantar o astral e nos fazer ousar um pouco mais.




Ela fica bem em detalhes nas decorações mais neutras, como em almofadas em um sofá claro, um vaso de flor, maçanetas de um armarinho antigo… Para os mais ousados, dá até para arriscar uma faixa na parede, ou um revestimento de poltrona. Claro, sempre cuidando para fazer combinações harmoniosas como aquelas que mostramos nos posts anteriores.




Toque de limão

A segunda cor que, de acordo com especialistas, vai invadir lares e passarelas neste ano é o toque de limão. O Colour Futures, livro baseado no estudo de cores da AkzoNobel, foi quem indicou a cor como forte tendência em 2011. A cor toque de limão é um tom bonito, leve e bem mais discreto do que a Honeysuckle: um tom de amarelo esverdeado:




Esta cor é cheia de energia, mas também transmite aconchego. O tom remete a otimismo e a segurança, acrescentando um toque lúdico a decoração.









8 de fevereiro de 2011

o que faz da Casa um Lar?

O Happy Décor está na moda ! Tudo que contribua para promover qualidade de vida e bem estar é bem vindo. Segundo a psicologia ambiental, determinadas mudanças nas características da casa podem melhorar a percepção subjetiva dos moradores e dar lugar a sentimentos positivos. Criar ambientes mais felizes, espaços que priorizam as emoções e as vivências positivas está ao alcance de todos, basta você olhar sua casa com o coração. Então, o que é possível fazer para manter a harmonia entre os moradores?



1 - Valorize o espaço
Ambientes apertados estressam a família e contribuem para gerar desavenças. Evite móveis grandes e excesso e objetos.

2 - Mude o que quiser
A obediência cega à arquitetura original ou à decoração antiga impede que as pessoas se "sintam em casa". Personalize os ambientes.

3 - Aproveite o sol
A luz natural ajuda a regular os ciclos hormonais e contribui para o bom humor. Quartos pouco iluminados tiram a vida da casa.

4 - Busque o equilíbrio visual
Objetos decorativos e cores em desarmonia provocam um incômodo constante. A casa deixa de ser acolhedora.

5 - Olhe em volta antes de mudar
Barulho e trânsito são os principais fatores de estresse. Mas uma vizinhança desagradável também sabota o bem estar.

6 - Organize a vida
Torneira pingando, janela quebrada e sujeira roubam a paz dos moradores. o segredo é não deixar os problemas acumularem. Conserte os defeitos à medida que eles aparecerem.


fonte: texto Arquitetura da Felicidade - Francine Lima

10 dicas para dar cor à sua casa

O efeito de uma decoração colorida é alegre e renovador. Mas, antes de sair pintando as paredes, é importante pensar em todos os detalhes. Confira 10 dicas para não errar nas escolhas :




1 - A diversidade de cores costuma deixar a casa acolhedora. Pense nisso antes de planejar sua decoração.

2 - Usar tons neutros no piso, no teto e na maior parte das paredes é o mais comum. A cor pode mostrar sua força em algumas superfícies, bem como em móveis e acessórios.

3 - Para criar efeito, valorizar volumes e perspectivas ou destacar obras e objetos, é possível tingir uma ou duas paredes com cor diferenciada.

4 - Em geral, as áreas sociais pedem cores mais vibrantes, ao contrário das áreas intimas, em que a tranquilidade dá o tom. Mas lembre-se, a regra é não ter regras.

5 - O piso mais escuro que as paredes e o teto mais claro que estas, ajudam a delimitar as superfícies além de proporcionar comforto visual.

6 - Quem não quer ousar pode concentrar as pitadas de cor nos revestimentos de poltronas, pufes e acessórios. Assim, é possível estar sempre mudando.

7 - A iluminação do ambiente influencia na decisão de cores pois , um espaço com boa luminosidade pode abusar das nuances escuras, já nas áreas com pouca incidência de luz, as cores neutras devem predominar.

8 - Procure utilizar cores com a mesma saturação (intensidade) e luminosidade (quantidade de branco). Nos catálogos dos fabricantes de tintas, elas ocupam a mesma posição nas diferentes lâminas.

9 - Antes de sair pintando tudo, compre um galão de 1/4 da tinta escolhida e cubra cerca de 1m2 de área. Depois de seca, veja como a iluminação (natural e artificial) valoriza ou não a área.

10 - Próximo da parede pintada coloque móveis e objetos e por cima dela, fixe amostras de tecidos coloridos e estampados e teste a harmonização da composição.

simplificando a vida - dica 11

11. Piso inteiriço




Cobrir o piso de todos os cômodos com o mesmo revestimento é uma maneira simples de uniformizar e tornar sua casa mais bonita e fácil de manter. Um ambiente com menos informação visual permite que o olhar capture os elememtos soltos: quadros e móveis por exemplo. De quebra, a limpeza é facilitada.

7 de fevereiro de 2011

cabide para roupas leves



Dica muito simples mas que funciona. Para que seus vestidos ou blusas não escorreguem mais pelo cabide, cole uma tira de feltro na parte superior da madeira. Deixe secar bem antes de usar.

4 de fevereiro de 2011

simplificando a vida - dica 10

10. Luz baixa e velas para criar o clima




Todo mundo sabe do poder da iluminação indireta na hora de obter uma atmosfera aconchegante em casa. Arandelas e abajures criam esculturas de luz que são ótimas e muito aconchegantes em qualquer época do ano. Melhor ainda é combinar a luz direta com a indireta, por exemplo, usando spots com luz direcionada sobre alguns objetos. Se mesmo assim não conseguiu dar aquele clima esperado, apele para as velas. Seja num jantar a dois ou numa festa para vinte convidados, as velas criam um clima de sedução, energia, glamour, mas essencialmente de aconchego.




aproveite a reforma da casa para polir suas qualidades

- EMPATIA : Sempre contrate profissionais indicados e sempre que possível, conte com a orientação de um Arquiteto que escute e entenda suas necessidades.

- ORGANIZAÇÃO : Faça orçamentos, reserve parte do dinheiro e estabeleça prazos. Manter-se em ordem por dentro é o melhor jeito de lidar com a bagunça que está ao redor, principalmente se você está morando dentro da obra.

- DESAPEGO : Mania de limpeza não combina com reforma. Passe um paninho para tirar o excesso de pó e vá cuidar da vida!

- DISCERNIMENTO : Priorize  materiais de qualidade. Alguns bancos costumam oferecer financiamentos  com juros mais amenos para investimentos em imóveis, como reformas.

- PRECAUÇÃO : Separe 20% ou 30% do orçamento para eventualidades, mas saiba que a reserva talvez não seja suficiente. Alguns problemas podem aparecer quando a gente derruba uma parede!

- RESPEITO : Avise o síndico e os vizinhos que você vai começar uma reforma e contrate uma caçamba para recolher os entulhos pois não é um lixo comum.

- CONSIDERAÇÃO : Lembre-se de que os pedreiros precisam comer e descansar ao longo do dia. Você pode pechinchar, mas o pagamento tem que ser justo.

- EQUILÍBRIO : Se você mora na obra, invente passeios para escapar da poeira. Bom momento para descobrir aquele museu que você sempre fala que vai, mas nunca foi.

- RESPONSABILIDADE : Faça escolhas ecologicamente corretas e conscientes como priorizar a iluminação natural e o consumo moderado de água. Reaproveite o que puder e doe o descarte que ainda pode ser usado por outras pessoas.

um tijolo atrás do outro




Barulho, sujeira, atraso, orçamento estourado !!!Quando você pensa em REFORMA, no que pensa primeiro? Se você está morando DENTRO da reforma, a primeira resposta vai ser pó ! Mas nada como um tijolo atrás do outro para você se convercer de que no geral, os transtornos são passageiros e os benefícios duradouros. Uma reforma tem lá seus percalços, mas é uma maneira de tornar seu espaço mais funcional, mais agradável..... e o melhor de tudo, mais parecido com você! Ou seja, a reforma requer um olhar otimista, você precisa enxergar o que não satisfaz, o que incomoda e visualizar como o espaço vai ficar, e como vai ficar melhor!!
De uma forma geral, quem reforma acaba se conhecendo melhor...então, e sem medo de ser feliz, mãos à obra ?!!!!!

lençóis e fronhas sempre juntos

Não perca seus lençóis e fronhas dentro do armário. Uma dica : na hora de guardar, coloque dentro de uma das fronhas o lençol de baixo, o de cima e as outras fronhas do conjunto e arrume no seu armário por tamanho (casal, solteiro) ou por cômodo (quarto hóspedes, quarto casal, etc.).



3 de fevereiro de 2011

mais espaço para as toalhas

São poucos os banheiros hoje em dia que têm espaço suficiente para muitas toalhas. Uma boa idéia para usar o espaço de forma eficiente é instalar do lado de dentro da porta do banheiro 3 porta-toalhas, um embaixo do outro.



fonte Martha Stewart.com

2 de fevereiro de 2011

lugar certo para perfumes

Nunca coloque os frascos de perfume no banheiro, por causa do vapor do chuveiro e da umidade natural do ambiente, que estragam o aroma. Reúna  todos em uma bandeja e deixe-os espostos sobre a cômoda no quarto, em local que não tenha incidência direta da luz solar.