19 de janeiro de 2011

colorindo ambientes

No momento em que vamos fazer a escolha das cores para os ambientes, podemos usar um esquema específico baseado nas pessoas que vão viver neles e em como eles serão utilizados.

PODEMOS QUESTIONAR

Que tipo de atividade será realizada no espaço?

Quanta luz ele recebe?

Você quer basicamente um ambiente quente ou frio nesta área?

Você está diante de um ambiente vivo e estimulante, ou calmo e tranquilo?

O teto é alto ou incomumente baixo?

Você quer ampliar o tamanho deste aposento ou fazer com que ele pareça menor?

Ele é estreito e longo, ou largo e curto?

Banheiros

Devemos evitar o preto, exceto ser em pequenos detalhes. Se optarmos por cores escuras, podemos colocar plantas para amenizar e dar vida.

Rosa ou Pêssego: é muito relaxante e traz muito calor ao ambiente.

Amarelo: é a cor da criatividade, inspira novas idéias quando entramos na água.

Azul:  muito relaxante em tons avermelhados e esverdeados, porém em tons acinzentados pode despertar introspecção e até tristeza.

Cozinha

É um dos lugares mais importantes da casa. É onde a família se reúne para comer, conversar, relaxar, por isso devemos fazer dela um ambiente que propicie descontração e convívio.

Rosa e Pêssego: estimula o afeto e a comunicação dos membros da família.

Pêssego, Laranja e Damasco: ativam a criatividade e o interesse em servir melhor e faz aumentar o interesse pela casa.

Vermelho: é altamente emocional e estimula tanto sentimentos positivos quanto negativos, portanto devemos usá-lo com cautela, ou seja, de acordo com a personalidade dos moradores.

Azul: por ser uma cor fria, pode causar certo distanciamento.

Amarelo-forte: estimula refeições rápidas e a falar muito enquanto comemos. Pode ser estressante.

Hall

Quando entramos numa casa, o hall é o primeiro lugar por onde passamos, nos dá as boas vindas e transmite um pouco dos modos de vida dos donos da casa. A cor é uma linguagem que faz afirmações a nosso respeito, portanto devemos usar uma cor que irradie energia de acordo com os moradores.

Amarelo: associado ao intelecto e inquisição mental.

Verde-maçâ: família, crianças.

Rosa: calor, afeto.

Azul: independência, auto-suficiência.

Vermelho: pioneirismo, ousadia, pessoa que gosta de ser notada.

Quarto

A cor a ser escolhida deve ser fria e relaxante, para descansar antes de dormir. Uma tonalidade mais fria "esfria" imediatamente a atividade nas células do cérebro, ajudando a reduzir a atividade incessante da mente. Quando dormimos absorvemos energia mais rapidamente, de maneira que as cores escolhidas para o quarto nos afeta profundamente.

Azul-hortência: acalma as emoções e ajuda a relaxar e vai bem com o pêssego, salmão e rosa.
Amarelo: estimula o pensamento, o raciocínio e a comunicação, portanto é mais indicado para ambientes sociais.

Verde-pálido: ajuda a equilibrar o ambiente e tem função antiestresse, combinado a uma cor quente dará ótimos resultados.

Quarto Infantil

No quarto das crianças podemos abusar de tons pastéis  e usar cores mais fortes e desenhos variados em meia parede ou nos armários. Até a criança completar 18 meses, devemos evitar as cores muito fortes, pois podem deixar o bebê muito agitado. Neste período, é aconselhado usar tons claros de rosa e azul. O teto pintado de azul claro ajudaria a criança a ter um sono repousante.

Sala de Estar

A sala de estar deve ter vários padrões diferentes. Como é um lugar onde se recebe visitas, deve ter vários estímulos visuais para manter a atmosfera e a conversa viva e diversificada. Pode-se usar o amarelo, laranja, vermeho com o verde e azul como complemento.

Sala de Jantar

Neste ambiente podemos criar atmosferas diferentes com o uso das cores.Amarelo: estimula o ego, as pessoas tenderão a dizer mais o que pensam, provoca conversas estimulantes. Azul: propicia conversas mais sérias, sóbrias, sobre negócios. Vermelho: proporciona uma sensação de intimidade e a conversa será mais pessoal.

Espaços Altos

Dica: para rebaixar a altura do pé direito, pinte o teto da mesma cor das paredes ou um tom mais escuro para um rebaixamento maior.

Espaços Baixos

Dica: para aumentar a altura do pé direito, pinte o teto com uma cor mais clara que as paredes ou branco.

Espaços Estreitos

Dica: para que o ambiente pareça mais amplo, utilize uma cor pastel ou brilhante nas paredes e teto.Ao pintar uma das paredes menores com um tom mais escuro o ambiente parecerá menos estreito.

Espaços em "L"

Dica: para estes ambientes, pode-se delimitá-los visualmente utilizando cores contrastantes em uma das paredes.

Espaços Amplos

Dica: para reduzir ambientes amplos, recomenda-se pintar o ambiente todo ou duas paredes (uma de frente para a outra) com um tom mais escuro.Uma outra possibilidade é rebaixar o pé direito com a utilização de uma cor mais escura que as paredes.

Fonte : Tintas Suvinil

psicologia das cores

A influência psicológica das cores:

Devemos usar sempre uma cor quente e uma fria juntas. Nosso mundo é um mundo de polaridades: dia e noite, quente e frio, alegria e tristeza, yin e yang, etc. A influência das cores pode ser notada não somente na decoração, mas também na maneira de vestir, como terapia, na expressão de um quadro, traduzindo o estado de ânimo das pessoas e a maneira como gostariam de ser vistas.

Vermelho

É uma cor que tem bastante energia. Faz a pessoa se sentir intrépida, ousada, poderosa, corajosa. Todos nós precisamos de um pouco de vermelho em nossa aura para motivar-nos. Seus tons e matizes sugerem muitas características. Desde a determinação e vontade de cuidar dos outros à insensibilidade, violência e egoísmo. Quando esta cor é usada com equilíbrio, seu efeito é muito positivo. Para isso, devemos usar o verde, o amarelo-dourado que significa sabedoria ou o azul, que vai esfriar um pouco o vermelho. Locais como teatros, restaurantes, bares e cassinos podem ser deliberadamente decorados com vermelho, pois esta cor estimula o apetite e nos faz perder a noção do tempo.

Tons de Rosa

Mistura de branco com o vermelho. Tons rosados proporcionam calor, afeto e podem ser relaxantes. Os tons róseos mais quentes têm efeito positivo, pois tornam as pessoas mais ativas e desejosas de progresso. Ideal para serem colocados em casas ou asilos de pessoas idosas, pois não vão permitr que essas pessoas fiquem apáticas ou percam o interesse pela vida, ao contrário, vão causar uma mudança de personalidade onde essas ficaram mais ativas e vigorosas.

Laranja

Ajuda a pessoa a despertar seu potencial, defender seu próprio ponto de vista e ser mais confiante. Os tons mais pálidos desta cor estimulam a comunicação das pessoas, bem como a descoberta e o desenvolvimento da criatividade. É uma cor de grande vitalidade e pode ser usada em lanchonetes, restaurantes, etc. O laranja-escuro deve ser usado com moderação, pois pode causar uma sensação de desamparo e insegurança. O laranja-claro proporciona uma sensação de conforto, alegria e expressividade. Todos os artistas criadores deveriam usar esta cor, principalmente acompanhada do azul.

Amarelo

Também uma cor de grande energia, pois é associada com a luz do Sol. É quente, expansiva, ativa a mente a abrir para novas idéias. Ajuda na aprendizagem, pois afeta o plexo solar (núcleo do sistema nervoso central que é um dos principais centros provedores de informação do cérebro). Essa cor alimenta o ego, mas em demasia pode tornar a pessoa "egocêntrica". O amarelo e o branco juntos devem ser usados com parcimônia, pois podem causar uma sensação de insegurança e instabilidade. Devemos usar com moderação os tons de amarelo-escuro, como o mostarda, pois em demasia podem exercer um efeito negativo como pessimismo e negatividade. Pode ser usado em halls, corredores e lugares onde têm pouca luz, pois dá uma sensação do espaço. Esta cor é associada com o intelecto, as idéias e a inquirição mental.

Verde

É a cor do equilíbrio e da harmonia. Ajuda a reduzir o estresse e a tensão, pois é um meio de baixar a pressão arterial. É uma cor que está associada com a auto-estima e nos ajuda a fluir com os acontecimentos, dando uma sensação de liberdade e fluidez. É relaxante e repousante, mas não deve ser usada sozinha, pois pode deixar o ambiente estático. O verde-escuro proporciona uma sensação de força e estabilidade. O verde-claro é ótimo para crianças, que geralmente o adora. Ele afeta a área do coração e nos ajuda a ser mais afetuosos. O verde-maçã indica uma casa onde se dá importância 'às crianças, 'à família e aos animais. Pode indicar também pessoa que tende a acumular posses e não jogar nada fora. O verde usado com cores mais claras irradia uma energia de relaxamento e paz. É uma cor que está ligada 'à auto-estima.

Azul

O azul é uma cor terapêutica, que relaxa, acalma e esfria. Pode ser associdado à lealdade, integridade, respeito, responsabilidade e autoridade. Mas usado em demasia, pode deixar o ambiente frio, pode fazer com que a pessoa fique indiferente, retraída e com sono. O índigo pode trazer à tona velhos medos, portanto deve ser usado com o rosa. O azul-escuro e profundo é uma cor que remete a integridade e honestidade. As pessoas que se entregam à mentira e são desleais não costumam se sentir bem em um ambiente com esta cor, pois ela tende a fazê-las se sentir culpadas. Ele pode ser usado com amarelo para ativar a mente e a intuição, com o vermelho para manifestar as emoções, com o rosa para trazer à tona o lado afetuoso e com o pêssego para estimular a criatividade.

Violeta

Ou as pessoas odeiam ou elas amam... Essa cor tem uma vibração muito rápida e estimula o lado artístico. Ela é associada a ideais nobres, como devoçãoo e lealdade. Quando usado com o amarelo estimula a instrospecção para encontrar nosso eu. Quando usado com o verdeestimula a generosidade e caridade. De todas as cores, a violeta é a mais poderosa, afeta muito as pessoas, portanto devemos usá-la com critério. Violeta-claro não deve ser usado sozinho, pois pode causar um desinteresse da pessoa pelo mundo.

Púrpura

Ativa as emoções básicas e, para não causar desequilíbrio, deve ser usada com o verde.

Magenta

Cor muito animadora. É viva e dramática e estimula as pessoas a tomarem decisões. Deve ser usada, pelo menos nos detalhes, em empreendimentos comerciais. Grande harmonia quando usada com o verde.

Turquesa

É uma cor extremamente repousante e relaxante, mas deve ser usada sempre acompanhada de uma cor quente. Na cromoterapia, é usada como meio de acalmar o sistema nervoso.

Marrom

Cor que nos proporciona a sensação de que tudo é permanente, sólido e seguro. É a cor da estabilidade quando usada no seu estado natural, tal qual nos móveis, etc. Transmite uma energia positiva.

Cinza

Embora muitos digam que é uma cor de neutralidade, seu efeito não passa desapercebido. É uma cor associada ao medo e negatividade, portanto devemos usar seus tons mais claros e sempre acompanhados com cores quentes.

Branco

Realça todas as cores. Pode fazer com que elas ganhem luminosidade e vida. Um ambiente todo branco pode dar a sensaçãoo de falta de força e profundidade.

Preto

É imponente, mas só quando usado com outra cor. Do contrário, pode nos deixar indiferentes, inacessíveis e prepotentes ao extremo.

simplificando a vida - dica 9

9. Móveis multiuso

Reduzir a concentração de móveis simplifica a rotina da casa. A mesa lateral que vira bandeja, o sofá que é cama e a mesa de centro que é revisteiro, economizam dinheiro e sobretudo, espaço.
Viver com simplicidade significa viver com aquilo que consideramos essencial. "Através dos tempos, nossas casas contiveram os objetos relevantes para a vida humana - cadeiras, mesas e camas. Suas formas são eternas e nossos descendentes ainda as usarão. Mas as "caixas de tecnologia" - TVs, telefones e computadores - são temporários. Ainda que suas funções sejam eternas, suas formas não o são. Portanto, essas funções terão de ser incorporadas aos objetos sem os quais não podemos viver", afirma Stefano Marzano, diretor-chefe de criação da Philips Design.
Por exemplo, já existe sofá com caixas que emitem o som do home theater. Agregar cada vez mais funções em um único aparelho (como o caso dos celulares), simplificar comandos e, principalmente, proporcionar experiências sensoriais para despertar o bem-estar são as apostas para um futuro mais simples e feliz.








como reformar seu imóvel sem muitas dramas



Um ponto a favor de quem é proprietário é a possibilidade de fazer mudanças físicas no seu imóvel e essa vantagem, além de trazer melhoras e renovação, cria um elo emocional entre a casa e quem mora nela.
A casa é um elemento vivo, orgânico, que muda e envelhece seguindo os passos do seu dono e a reforma é uma maneira de tornar seu espaço mais funcional e mais adequado à sua maneira de morar hoje.
Barulho, sujeira, atraso e orçamento estourado têm grandes chances de acontecer, mas com informação e alguns cuidados, os riscos diminuem bastante. Para evitar, ou pelo menos minimizar alguns problemas, confira as dicas à seguir e mãos à obra, pois quem reforma acaba se conhecendo melhor no final da história!!!

- Não compre material ou inicie as obras antes de ter finalizado o projeto e orçamento. Fuja também da tentação de pedir mudanças de última hora. Quem começa com quebradeira sem projeto definido ou muda de idéia no meio do caminho, corre o risco de ficar sem dinheiro para terminar a reforma.

- Na busca de harmonia visual, planeje de uma vez só a compra de todo material para que, por exemplo, o piso da cozinha não destoe do da área de serviço.

- Se você não fez o projeto com um Arquiteto e não conta com a ajuda que ele pode oferecer, peça aos amigos e conhecidos indicações de mão de obra e também visite obras realizadas por eles, afinal, o padrão de qualidade de seus amigos pode ser diferente do seu.

- Na contratação de mão de obra, compare pelo menos três orçamentos para se interar melhor dos preços do mercado.

- Na comparação de preços de materiais e mão de obra peça informações sobre formas de pagamentos, juros cobrados nas compras a prazo, decontos para preço à vista, prazo de entrega e existência de cobrança pelo frete.

- Sempre pague os serviços por etapas, à medida em que a obra avance conforme o cronograma estipulado.

- Tenha em mente que, mesmo com bom planejamento, gastos imprevistos podem ocorrer. Problemas no encanamento, por exemplo, às vezes só são identificados depois de quebradas as paredes. Por isso, sempre que possível, previna-se com uma folga de 30% no orçamento - ou pelo menos pense em formas de conseguir o dinheiro extra em caso de necessidade.

- Evite comprar móveis novos no início da obra. Ao adiar os gastos com decoração, você ganha reserva de caixa para despesas inesperadas.

- Ao comprar produtos fora de linha, geralmente mais baratos, lembre-se de que pode ser difícil encontrar material para reposição. Por isso, sobretudo no caso de pisos e azulejos, vale a pena levar um pouco a mais e formar um estoque para eventuais necessidades.


14 de janeiro de 2011

simplificando a vida - dica 9

9. Flores, plantas e ervas  do jardim

Você sabe como é caro comprar um buquê de flores na floricultura! Então, aproveite todas as flores, plantinhas, folhas e galhos de ervas que você tem no jardim para criar arranjos e enfeitar qualquer ambiente da sua casa. Misture tudo ou separe por cor ou por espécie e divirta-se fazendo pequenos vasinhos ou um arranjo só....enorme. E depois de alguns dias, quando começarem a murchar, não jogue seus arranjos no lixo, faça um burraco no solo do seu jardim e enterre tudo, assim você recicla criando adubo natural para suas plantinhas.


12 de janeiro de 2011

Aprenda a decorar o seu espaço. Contratar ou não um profissional?

Acho que é possível para qualquer pessoa cuidar da sua própria obra de decoração caso ela seja pequena como, por exemplo, mudar as cores das paredes ou reposicionar os móveis da sala. No entanto, o bom resultado da obra de decoração está diretamente ligado à qualidade do profissional contratado, principalmente se a obra exigir mudanças no espaço físico o que envolve conhecimento técnico. O arquiteto de interiores trabalha com os três elementos básicos da arquitetura : funcionalidade, técnica e estética. Isto quer dizer que o projeto do ambiente decorado deve ser funcional, de execução viável e ser esteticamente agradável e estimulante. Com um bom arquiteto o cliente evita cair em modismos e gastos desnecessários, se protege de uma decoração puramente comercial, pois agrega conceitos e significados aos seus espaços. Mas, para que isso aconteça, é preciso que você saiba muito bem quais são seus sonhos e pretensões. Assim, o primeiro passo é reconhecer o seu jeito de ser e de morar, bem como o que espera de cada ambiente (algumas dicas estão na postagem : Por onde começar?). Outro passo é você aprender os fundamentos básicos da arte de decorar justamente para ter um diálogo mais preciso com quem você irá contratar afinal, depois de pronta, a casa deve ter a cara do dono e não de quem a projetou.

11 de janeiro de 2011

Aprenda a decorar o seu espaço. Por onde começar?

Sonho X Realidade

A nossa casa é o lugar mais íntimo e mais à vontade que temos, é o nosso canto no mundo então, nada mais lógico que ela tenha a nossa cara. Decorar não é sinônimo de ornamentar ou ostentar!
Mais do que preocupação estética ou modismo, o que deve nos mover é a busca de um lugar especial, que atenda às nossas necessidades e que nos faça sentir bem. O que de fato é importante não se esconde em objetos, móveis ou espaços, mas na combinação destes elementos que refletem o que somos e estimulam nossas emoções, sentidos e memórias. Esta é a grande arte da Decoração.
Pense : Sua casa tem sua cara?
Formulei algumas perguntas que podem ajudar você a separar o que é Sonho e o que é Realidade :

a) Quais são os hábitos de minha família? Se responder que vocês adoram fazer churrasco nos finais de semana, provavelmente seu  foco na decoração privilegiará as áreas externas e os móveis de jardim. Se rsponder que adoram ver filmes juntos, vai precisar ficar de olho em sofás confortáveis e bons equipamentos eletroeletrônicos.

b) Gosta de receber? Se sim, sua casa terá uma distribuição que propicia a conversa e talvez compense investir em apetrechos de cozinha. Já se a resposta for não, os modelos de sofá e a forma como arranjá-los será diferente.

c) Uma sala para mim é tão importante a ponto de eu querer derrubar as paredes de um quarto para que fique maior? Então as paredes virão a baixo, claro, isso se a estrutura da sua casa permitir (na postagem à seguir, você vai saber por que é tão importante contratar um Arquiteto).

d) Gosta de ambientes coloridos ou me sinto melhor em lugares mais clean? A resposta definirá sua cartela de cores.

e) Gosta de cozinhar? Quem gosta  precisa de grandes bancadas e bons equipamentos. Quem mal entra na cozinha, não precisa de tanto espaço e nem de eletrodomésticos de última geração.

f) Em que ambientes da casa passo a maior parte do meu tempo? Com a resposta, você é capaz de definir por onde começar primeiro.